GNR apreende botija de óxido nitroso em Almada

Óxido nitroso é anestesiante médico que pode provocar lesões cerebrais

O Comando Territorial de Setúbal, através do Destacamento Territorial de Almada apreendeu uma botija de óxido nitroso durante uma operação especial de prevenção criminal, realizada sábado no concelho de Almada. No decorrer da ação, os militares passaram ainda mais de 30 autos de contraordenação e apreenderam duas armas brancas. Em Maio deste ano, a GNR apreendeu, no concelho de Almada, 164 botijas deste anestesiante médico que provoca um sentimento de euforia momentânea, mas cuja toma em excesso e sem acompanhamento profissional pode provocar lesões cerebrais.
Militares da GNR atentos as botijas da droga do riso

Segundo uma nota do comando, a apreensão decorreu no “seguimento de uma operação em diversas localidades do concelho, que teve como objetivo localizar, controlar, detetar e prevenir ilícitos relacionados com armas, seus componentes ou munições”.
Nas ações de fiscalização rodoviária e em estabelecimentos, os militares da guarda apreenderam, para além de uma garrafa de óxido nitroso, duas armas brancas, e passaram 33 autos de contraordenação por infrações rodoviárias, cinco autos de contraordenação no âmbito de fiscalização de estabelecimentos comerciais e um auto por consumo de estupefacientes.
Em Maio, a GNR apreendeu164 botijas, no Monte de Caparica, deste anestesiante médico que provoca um sentimento de euforia momentânea, mas cuja toma em excesso e sem acompanhamento profissional pode provocar lesões cerebrais.
A ‘droga do riso’, é uma substância usada em farmácia e confeitaria cujo uso recreativo começa a ser proibido em alguns países da Europa.
É o gás do riso, um fluido cujas propriedades analgésicas e hilariantes foram descobertas no século XIX pelo dentista Horacio Wells. Ele observou como, após seu consumo, um indivíduo sofria um ataque de riso e um traumatismo grave sem mostrar sinais de dor. Naquele momento, a substância começou a seguir dois caminhos: como anestésico em clínicas odontológicas - e coadjuvante para alguns medicamentos - e como psicotrópico em contextos lúdicos.
Como droga recreativa, é a sétima mais usada do mundo, segundo a Global Drug Survey, uma pesquisa global feita anualmente por meio da Internet com dezenas de milhares de consumidores. Embora seja muito mais segura do que outras, seu consumo começa a causar preocupação nos países em que faz mais sucesso: Alemanha, Reino Unido e Holanda.
A operação contou com o reforço do Destacamento Territorial de Palmela, do Destacamento de Intervenção de Setúbal, do Destacamento de Trânsito de Setúbal, do Destacamento de Intervenção de Évora e do Grupo de Intervenção de Ordem Pública da Unidade de Intervenção.

Comentários