Estratégia de Habitação de Setúbal com um investimento de 346 milhões

Autarquia incluiu a construção de cinco novos empreendimentos com 538 fogos de renda apoiada

A Estratégia Local de Habitação de Setúbal garante um investimento superior a 346 milhões de euros na reabilitação e construção. De acordo com um comunicado da autarquia, os investimentos previstos para as soluções habitacionais ao abrigo do 1.º Direito e da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, têm um financiamento de 100 por cento, libertando deste modo os encargo das autarquias e dos beneficiários diretos. Assim, para fazer face a esta atualização, “a Câmara de Setúbal apresentou à Área Metropolitana de Lisboa, uma candidatura com 21 operações, num investimento total de 346 milhões de euros". No que concerne à habitação permanente, a Câmara de Setúbal propõe incluir a construção de cinco novos empreendimentos de forma a somar 538 fogos de renda apoiada e renda reduzida. Este é um dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência.
Cidade vai ter estratégia para a habitação 

Segundo a plataforma, a Estratégia Local de Habitação de Setúbal do concelho de Setúbal define um conjunto de medidas e custos adequados às condições gerais dos financiamentos e comparticipações ao abrigo do 1.º Direito.
Dos 21 projetos, 18 estão inseridos em investimentos para a habitação permanente, com 13 operações de reabilitação do parque habitacional municipal, a incluir a requalificação de 414 edifícios, de 1875 fogos do município e de 1274 fogos de propriedade privada, lê-se no documento. Estes projetos perfazem um investimento no valor de 226,97 milhões de euros, informa a plataforma especialista no setor imobiliário.
No que concerne à habitação permanente, a Câmara de Setúbal propõe incluir a construção de cinco novos empreendimentos de forma a somar 538 fogos de renda apoiada e renda reduzida, num investimento de cerca de 37,48 euros milhões de euros.
Já para dar resposta ao alojamento urgente e temporário, a autarquia definiu três operações de reabilitação de edifícios de propriedade municipal e de um edifício de propriedade do Estado. Aqui estima-se que irão nascer mais 35 alojamentos para 91 pessoas sem-abrigo ou vítimas de violência doméstica, num investimento avaliado em 2,77 milhões de euros.
A autarquia sadina também aprovou os “termos de cooperação entre o município e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana com vista ao desenvolvimento do Projeto Habitacional de Setúbal Nascente, que visa a promoção de habitações destinadas a arrendamento acessível e apoiado”. 
Nesse sentido, depois da elaboração dos respetivos loteamentos pela autarquia, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana vai promover a construção de cerca de três mil habitações de custos controlados. 
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana vai ainda ceder ao município, terrenos destinados à construção de um total de 482 fogos para arrendamento acessível e arrendamento apoiado.

Comentários