Volta a Portugal regressa a Setúbal a 5 de Agosto

Alcochete, Montijo, Pinhal Novo, Palmela, Arrábida e Setúbal recebem prova rainha do ciclismo

Setúbal recebe a 5 de Agosto o final da primeira etapa em linha da 82.ª Volta a Portugal Santander, um percurso de 175,8 quilómetros com início em Torres Vedras que culmina na meta instalada na Avenida Luísa Todi. A emblemática prova do ciclismo português, que nesta edição tem início a 4 de Agosto, com um prólogo em Lisboa, está de regresso à cidade setubalense, com chegada prevista para as 17h30 dos primeiros atletas à meta instalada defronte do Largo José Afonso. Alcochete, Montijo, Pinhal Novo são outras das "passagens" da Volta. Pelo meio uma meta volante em Palmela, com passagem prevista para as 16h25, na Estrada dos Restauradores, junto à rotunda do Chafariz D. Maria I. Esta edição da Volta, terá 10 etapas, contará com a participação de 19 equipas e um pelotão de 130 corredores.
Volta regressa às estradas do distrito de Setúbal 

A primeira etapa em linha da 82.ª Volta a Portugal Santander parte às 13h00 de Torres Vedras e inclui, no percurso até Setúbal, três metas volantes, em Alenquer, Arruda dos Vinhos e Palmela, assim como dois prémios de montanha, um de quarta categoria, em Sobral de Monte Agraço, e outro de segunda categoria, na Arrábida.
O programa da RTP1 “Há Volta”, com transmissões em direto longo da etapa, reserva, para Setúbal, animações, entrevistas, entre vários outros momentos de entretenimento e de promoção da Volta a Portugal Santander em bicicleta.
A passagem da Volta em Setúbal motiva condicionamentos à normal circulação rodoviária na cidade, em particular na zona da meta, na Avenida Luísa Todi, entre as 20 horas de 4 de Agosto e as 21 horas de 5 de Agosto, a detalhar brevemente.
A organização deste evento desportivo, com a parceria local da Câmara de Setúbal, adverte para o cumprimento das normas de segurança sanitária impostas pela Direção-Geral de Saúde em virtude da pandemia de covid-19, nomeadamente no que respeita ao uso de máscara e ao distanciamento social.
A competição desportiva, organizada pela Podium Events e Federação Portuguesa de Ciclismo, decorre este ano entre os dias 4 e 15 de Agosto, e conta, além de um prólogo, com dez etapas, num trajeto com um total de 1568 quilómetros para fazer a ligação entre Lisboa e Viseu.
Além do prólogo, no dia 4, em Lisboa, com 5,4 quilómetros, a prova inclui, a 5, a etapa entre Torres Vedras e Setúbal, com 175,8 quilómetros, a que se segue, a 6, um percurso entre Ponte de Sor e Castelo Branco, com 162,1 quilómetros, enquanto, a 7, os ciclistas vão da Sertã à Covilhã, num trajeto de 170,3 quilómetros.
A quarta etapa da Volta arranca a 8, em Belmonte, seguindo até à Guarda por um percurso de 181,6 quilómetros, o qual finaliza a primeira metade da competição de ciclismo, retomada a 10, num trajeto que liga Águeda e Santo Tirso, com um total de 171,3 quilómetros.
A sexta etapa, a 11 de Agosto, vai de Viana do Castelo a Fafe, em 182,4 quilómetros, a sétima, a 12, entre Felgueiras e Bragança, num total 193,2 quilómetros, enquanto a oitava, a 13, entre Bragança e Montalegre, desafia os ciclistas por um percurso com 160,7 quilómetros.
A nona etapa em linha da 82.ª Volta a Portugal Santander, a 14, vai de Boticas a Mondim de Basto, ligação realizada ao longo de 145,5 quilómetros, enquanto a décima e última etapa da competição decorre a 15, em Viseu, num contrarrelógio individual com 20,3 quilómetros.
Um total de 130 ciclistas em representação de 19 equipas participam nesta edição da prova que inclui dois contrarrelógios individuais – prólogo e última etapa –, 27 metas volantes e 33 prémios de montanha, quatro de primeira categoria, cinco de segunda categoria, treze de terceira categoria, 10 de quarta categoria e um de Categoria Especial.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários