Festa do Teatro transforma Setúbal em palco de arte

"Uma edição na qual o público pode esperar espetáculos de qualidade para todos os públicos"

Mais de 30 espetáculos, 17 dos quais na secção oficial, sete estreias e a participação de duas companhias estrangeiras que atuam pela primeira vez em Portugal, compõem a XXIII Festa do Teatro, a decorrer em Setúbal de 18 a 28 de Agosto. “Uma edição na qual o público pode esperar espetáculos de qualidade, para todos os públicos e de várias estéticas, que é também uma das componentes do festival”, assinalou José Maria Dias, diretor do Teatro Estúdio Fontenova, companhia que organiza o evento em parceria com a Câmara de Setúbal.
Festa do Teatro apresentada em Setúbal 

O certame, oficialmente designado Festival Internacional de Teatro de Setúbal, conta, ao todo, com 31 espetáculos de artes performativas, incluindo concertos, projeção de curtas-metragens, conversas sobre teatro e uma exposição de artes plásticas.
Em conferência de imprensa na quarta-feira foi destacada a presença de duas grandes companhias internacionais, oriundas de Espanha e da República Checa, que atuam pela primeira vez em Setúbal e em Portugal.
A espanhola Cia. Mar Gómez, que, no dia 21, às 21 horas, no Fórum Luísa Todi, apresenta “SiempreViva”, e a companhia checa Lachende Bestien, participante no festival no dia 26, às 21 horas, igualmente no Fórum, com “Ferdinand!”, são as estreias em Portugal.
A conferência de dia 28 contou, entre outras individualidades ligadas ao mundo das artes, com a presença da responsável pela produção e comunicação do festival, Patrícia Paixão, que destacou o contributo dos espetadores no evento.
“O Festival expande-se, uma vez mais, para abraçar quem o constitui, o público, que nos acompanha desde o início”, sublinhou a responsável, também atriz.
Já diretor do festival, José Maria Dias, sublinhou o facto de, no ano passado, terem passado mais de “mil espetadores” pelo certame, realçando a afluência de “muita gente nova” que marcou presença pela primeira vez nas plateias, algo que, concluiu, é “bastante gratificante”.
Casa da Avenida, Casa da Cultura, Cinema Charlot – Auditório Municipal, Convento de Jesus, Escola Secundária Sebastião da Gama, Fórum Municipal Luísa Todi, Parque do Bonfim e Praça de Bocage são os palcos onde decorre, este ano, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXIII Festa do Teatro.
Dos 17 espetáculos da Secção Oficial, 13 são peças teatrais, apresentadas por oito companhias portuguesas e seis companhias estrangeiras.
Em tempos de pandemia, os espetáculos decorrem com as normas decretadas pela Direção-Geral da Saúde, com lotação limitada e uso obrigatório de máscara.
Também por causa da pandemia, todos os eventos estão sujeitos a bilhete, mesmo os de entrada livre.
Os ingressos para atuações da Secção Oficial custam oito euros, à exceção de estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 e profissionais do setor das artes, que pagam seis euros.

Programa aberto a todos os públicos 
Cia. Mar Gómez apresenta-se na festa do teatro 
O evento abre, a 18, e encerra, a 28, com concertos. “Sallim”, nome artístico de Francisca Salema, atua no dia inaugural, às 18 horas, no Convento de Jesus, enquanto, no último, às 21h30, “Mr Fortez Trioplus” enche de música o Pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama.
Pelo meio, há mais um apontamento musical, com “Senza”, no dia 21, às 21 horas, defronte da Casa da Cultura.
O primeiro espetáculo está marcado para 18 de Agosto, às 21, no Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, com o Teatro Estúdio Fontenova a apresentar “A Paz Perpétua”, baseada na obra homónima da autoria do dramaturgo espanhol Juan Mayorga.
A peça propõe uma reflexão a partir de uma metáfora à ameaça terrorista global através de uma piada, em que três cães lutam para pertencer a um grupo de elite antiterrorista.
No dia seguinte, às 19 horas, no Ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama, a proposta é “Shaken and Stirred”, um medley descontextualizado de personagens icónicos de William Shakespeare, numa produção da JÁ International Theatre.
Às 21 horas, sobem ao palco do Fórum Luísa Todi o Teatro Estúdio Fontenova e a Companhia Mascarenhas-Martins, com a estreia de “MATA”, sobre a morte, a verdade, a inocência, a culpa e a justiça a partir do texto “Yabu no Naka”, de Ryūnosuke Akutagawa. A peça é exibida no dia seguinte, 20 de Agosto, à mesma hora e no mesmo local.
Ainda a 20 de Agosto, às 19 horas, no Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, sobe ao palco “Haverá”, da Companhia InsanaCena, monólogo que lança um olhar sobre a forma como os humanos se relacionam entre si e com o mundo.
“A Caminhada dos Elefantes”, para maiores de 6 anos, pela Formiga Atómica, vai ao Ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama no dia 21, às 11 e às 16 horas, para falar sobre a vida, a existência, a morte e o caminho que todos os humanos têm de fazer um dia para se despedirem de alguém.
Igualmente dirigido ao público infantil, “Anel das Fábulas”, uma história de cavalos-marinhos e reprodução, é o espetáculo que se segue, com sessões contínuas de 20 minutos entre as 17 e as 20 horas, no Parque do Bonfim, repetindo-se no dia 22, no mesmo horário e local. Para 22 de Agosto há três propostas cénicas.
No âmbito do projeto “Ir e Vir e Voltar (com livros)”, do Programa Municipal de Educação pela Arte e Ciências Experimentais, Ricardo Guerreiro Campos apresenta, às 11 horas, no Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, “A Metade que Falta”, um espetáculo-oficina sobre dizer a alguém ou a alguma coisa de que se gosta o quanto esta lhe completa ou faz falta.
Às 19 horas, no Ginásio daquele estabelecimento de ensino, A Lagarto Amarelo apresenta “Mil Palavras por Dia”, uma reflexão sobre a crise económica, social e humanitária através de uma espécie de comparação entre Homem e lobos, enquanto às 21 horas, no Parque do Bonfim, o Teatro das Beiras mostra “Nosocómico”, uma analogia, em jeito de comédia, entre a medicina atual e a do tempo de Molière.
A 23 de Agosto, às 18 horas, no Cinema Charlot, é a vez a brasileira PLATÔ, vencedora, em 2019, da Secção Off – Mais Festa, apresentar a estreia absoluta do espetáculo “O Conselheiro da Favela”, em formato vídeo, por impossibilidade da companhia se deslocar a Portugal.
Horas depois, às 21 horas, na Praça de Bocage, a companhia espanhola Cía. Trotamundos, recorrendo a bolas de malabares, aros hula hoops e a um baú, apresenta “Historias de un Baúl”.
O Festival Internacional de Setúbal – XXIII Festa do Teatro reserva para 24 de Agosto “Conflito-Duelo-Rutura”, pelo Coletivo Breathe!, às 19 horas, no Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, bem como “Eça Agora!”, por Dinis Binnema, e “Simbiosis”, pela espanhola Alodeyá, ambos no Parque do Bonfim, às 18 e 21 horas, respetivamente.
No dia 25 de Agosto, na Sebastião da Gama, destaques para Catarina Teixeira e Michał Wilk e o espetáculo “Let me forget for a second that I have never really needed you”, às 20h30 e, depois, às 22h10, e para A Bruxa Teatro e a peça “A Curiosidade dos Anjos”, às 21 horas.
“Primeiro ensaio”, tragicomédia sobre a transição da adolescência para a vida adulta, pelo Grupo Cru, às 19 horas, no Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, e “Sacro”, sobre a religiosidade em Évora pela brasileira Amanda Gonsales, às 20h30 e às 22h10, na Praça de Bocage, compõem a programação de 26 de Agosto.
No dia seguinte, a Escola Secundária Sebastião da Gama acolhe, às 19 e às 21 horas, respetivamente, “Desimpedido”, com três atores da The Actor’s Sofa a interpretarem textos nunca antes revelados, e “Noites Brancas”, romance sentimental sobre as memórias de um sonhador pelo Teatro Art’Imagem.
A data de 28 de Agosto, dia de encerramento do festival, reserva quatro peças, incluindo “Capuchinho”, para bebés, numa produção do Teatro Plage, às 11 horas, no Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.
“Avós – Histórias Germinadas no Quintal”, da Monstro Colectivo, às 11 e às 17 horas, no Parque do Bonfim, “Intranquilidade”, Cia. Mefisteatro, às 18 horas, no Ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama e “Otus”, por Oliveira & Bachtler, às 20 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi.
O teatro é também celebrado através de encontros para debates, mais concretamente sobre políticas culturais locais, no espaço da Casa da Avenida, no dia 23, às 16h30.
O Cinema Charlot – Auditório Municipal é, a 23, às 17 horas, espaço para a projeção de uma seleção de curtas-metragens, em parceria com a Experimentáculo, que exibe “O Mar Já Não Para Aqui”, “Como Gado”, “Goa, A Piece of Peace”, “Gen. Y”, “Para Reminiscência” e “Não Procures Mais Além”.
Há ainda lugar para uma exposição de artes plásticas, sobre “O Início do Fim das Possibilidades”, de Ana Isa Férias, João Bordeira, Madalena Salgueiro, Paula Moita e Ricardo Guerreiro Campos, que vai estar patente no gradeamento da Escola Secundária Sebastião da Gama.
A programação completa do festival, agrupada por secções, podem ser obtidas em www.teatroestudiofontenova.com
O festival tem bilheteira aberta de 14 a 28 de Agosto, entre as 18h30 e as 21 horas, no Pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama, localizada na Avenida Mariano Carvalho.
Para espetáculos no Fórum Municipal Luísa Todi a compra dos bilhetes pode ser feita de terça-feira a domingo, das 13 às 19h30, pelo telefone 265 522 127 ou pelo endereço bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt.
É privilegiado o pagamento através transferência bancária para o IBAN PT50 0036 0043 9910 0214 9720 3 ou por MB Way, para o número 925 436 516, evitando, assim, a transação direta de dinheiro físico.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários