Sesimbra recupera edifício da Rua Dr. Aníbal Esmeriz

Edifício histórico vai receber centro de conhecimento e cultura marítima

A reabilitação do emblemático edifício da Rua Dr. Aníbal Esmeriz, em Sesimbra, que irá acolher o futuro Centro de Conhecimento e Cultura Marítima, extensão do Museu Marítimo, está cada vez mais próxima, depois da aprovação da candidatura apresentada pela Câmara Municipal, ao EEAGrants, um mecanismo financeiro plurianual financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega. A candidatura está orçada em perto de um milhão e 300 mil euros, e vai ser comparticipada pelo EEAGrants em "750 mil euros, o financiamento máximo previsto neste mecanismo. O projeto de Sesimbra é um dos seis aprovados, entre 31 candidaturas apresentadas ao referido programa", diz a autarquia em comunicado". A recuperação da Mercearia Ideal, com o mobiliário original que se encontra conservado, e a sua transformação em loja para venda de produtos locais é outra das intervenções propostas", sublinha o mesmo documento. 

No edifício serão criadas "zonas reservadas às atividades do museu e outras para usufruto público, na perspetiva de voltar a torná-lo num equipamento vivo, dinâmico, e com a importância que outrora teve na comunidade", conta a Câmara de Sesimbra. 
Criar espaços com condições para acolher as coleções de arqueologia e etnografia afetas ao Museu, um laboratório de investigação e restauro, uma reserva visitável, uma sala multiusos para exposições e eventos, ou uma sala para atividades educativas são algumas das propostas.
Outro dos objetivos é "valorizar a economia local e produzir conhecimento sobre o mar, através das atividades que ali se realizem e da futura colaboração com entidades do concelho e universidades e museus, atraindo a Sesimbra, investigadores nacionais e estrangeiros", refere ainda a autarquia. 
Neste âmbito, o projeto engloba diversas ações de valorização do património cultural costeiro, que incluem, por exemplo, o intercâmbio entre promotores locais e investigadores portugueses e noruegueses, nos domínios da arqueologia, museologia, biologia, transformação de pescado, pesca sustentável e construção naval tradicional em madeira, bem como formação nos domínios da conservação, restauro e acomodação de coleções museológica, seminários e exposições.
"A recuperação da Mercearia Ideal, com o mobiliário original que se encontra conservado, e a sua transformação em loja para venda de produtos locais é outra das intervenções propostas", sublinha o mesmo documento. 
A valorização deste edifício, que pela sua importância se encontra em fase de classificação como Monumento de Interesse Municipal, tem "grande significado para a vila e para o concelho, na continuidade da preservação do nosso património cultural ligado ao mar", conclui a Câmara de Sesimbra. 

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários