Murais com história exaltam glória vitoriana em Setúbal

Doze murais embelezam Estádio do Bonfim

Momentos de glória e da história do centenário Vitória Futebol Clube são retratados em murais pintados recentemente numa das laterais exteriores do Estádio do Bonfim, em Setúbal, recinto desportivo que está a ser requalificado pela Câmara Municipal. Em doze murais, com conceção artística e criativa liderada pelo artista Ricardo Romero, são partilhadas algumas das principais conquistas, figuras icónicas e marcos emblemáticos que fazem parte vasta história do clube setubalense, fundado a 20 de Novembro de 1910. As criações de grande dimensão, monocromáticas, a preto e branco, criadas com base em imagens do passado, incluindo retratos captados pela lente do fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, estão expostas na lateral poente do Estádio do Bonfim, na área de acesso à secção de ginástica.
Estádio mostra momentos de glória do Vitória 

Carla Tavares, impulsionadora deste projeto, com o apoio do município sadino, explica o desafio feito a Ricardo Romero. “A ideia era fazer uma composição que trouxesse as glórias do passado para inspirar otimismo no futuro, porque o Vitória e os vitorianos merecem que o clube brilhe novamente”. 
Entre as composições podem vislumbrar-se uma das primeiras equipas de futebol do Vitória e alguns dos principais troféus que integram o vasto palmarés vitoriano, como as duas Taças de Portugal conquistadas na década de 60 e uma Mini Copa do Mundo, que veio para a cidade sadina em 1970.
Nas paredes do Estádio do Bonfim são igualmente revelados momentos de apoio popular e clubístico e figuras singulares do clube setubalense, como o portentoso avançado nigeriano Rashid Yekini e a ciclista Oceana Zarco [a primeira mulher ciclista federada], a par de outros símbolos que ilustram o ecletismo do clube.
“São composições que demonstram a garra das últimas décadas”, afirma Carla Tavares, ao adiantar que este projeto artístico, cuja execução demorou cerca de um mês, contou com a colaboração do antigo dirigente Rogério Vaz de Carvalho e das técnicas do Município Maria Miguel Cardoso e Ana Carvalho.
A pintura destes murais, paga por um mecenas, está enquadrada no conjunto de ações que a Câmara Municipal de Setúbal e a União das Freguesias de Setúbal têm vindo a desenvolver para beneficiação e embelezamento do Estádio do Bonfim, incluindo a pintura integral em tons de verde e branco e iluminação cénica em redor do recinto.
Destaque, igualmente, para a estrutura decorativa iluminada “VFC” – as iniciais do Vitória Futebol Clube – instalada no espaço público defronte da rotunda de interseção entre a Avenida 22 de Dezembro e a Praça Vitória Futebol Clube, e para as remodelações em curso da bilheteira e da loja.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários