“É imperativo que o Governo português abra urgentemente o aeroporto do Montijo"

Ryanair enumerou investimentos que seriam canalizados para Portugal com a abertura do aeroporto

A Ryanair apelou esta quarta-feira ao Governo português para acelerar o projeto do aeroporto do Montijo, pois a companhia aérea irlandesa acredita que essa nova infraestrutura poderá levar a empresa a trazer cinco milhões de passageiros por ano para Lisboa e a criar cinco mil empregos. “Apelamos ao ministro das Infraestruturas e da Habitação a fazer o que deve fazer e fornecer infraestruturas, queremos o Montijo aberto, porque Lisboa-Portela tem constrangimentos”, disse Michael O’Leary, CEO da Ryanair, em conferência de imprensa.
CEO da Ryanair quer aeroporto do Montijo 

“É imperativo que o Governo português abra urgentemente o aeroporto do Montijo. Queremos o Montijo aberto”. Esta foi uma das mensagens, pedidos deixados por Michael O’Leary, CEO do grupo, na conferência de imprensa desta quarta-feira, realizada em Lisboa.
Reiterando a importância que a Ryanair tem para Portugal, tendo transportado mais de 11 milhões de passageiros, em 2019, O’Leary deixou a certeza de que, com a construção do aeroporto do Montijo, a Ryanair “investirá muito mais em Portugal”.
Para o CEO, “é claro que a Ryanair vai liderar uma recuperação de tráfego pós-covid muito forte aqui em Portugal, tudo isto a custo zero para o estado português, ao contrário dos três mil milhões de apoio à TAP”.
O’Leary enumerou alguns dos investimentos que seriam canalizados para Portugal com a abertura do aeroporto do Montijo: “um aumento de mais cinco milhões de passageiros pagaremos mais impostos, mais rotas, dois mil milhões de euros em aviões nas quatro bases portuguesas, cinco mil postos de trabalho, aumento de 20 para 50 postos de trabalho no IT Labs de Lisboa, possível base de manutenção em Portugal , correspondendo à criação de 300 a 500 postos de trabalho”.
“Somos um grande contribuinte em Portugal. O ministro Pedro Nuno Santos diz que somos apenas uma companhia aérea estrangeira, mas somos uma companhia aérea estrangeira que paga mais de 100 milhões em impostos e taxas a cada ano, o que significa que devemos ter permissão para fazer nossas críticas”, adiantou Michael O’Leary. 
“Ele [Pedro Nuno Santos] continua a prometer e a atrasar para proteger a TAP, mas abrir o Montijo seria um grande impulso para o turismo, emprego e economia de Lisboa”, alegou Michael O’Leary.
Ao mesmo tempo, O’Leary “celebrou” o início do verão e a “recuperação da nossa rede portuguesa” com uma oferta com 100 mil lugares a partir 19,99 euros para viagens até 31 de Outubro.
A Ryanair disse que este verão há uma “forte recuperação” do tráfego nos voos de e para Portugal, numa altura em que a companhia oferece mais de 600 voos semanais através de 122 rotas, incluindo três novas rotas entre Lisboa e Colónia (dois voos semanais), Faro e Belfast City (voos diários), bem com Faro e Teesside (dois voos diários).

Comentários