Sextas-feiras felizes no Troino, em Setúbal, com música e gastronomia

Evento centra-se na gastronomia em dois largos emblemáticos do bairro

As “Happy Fridays no Troino”, evento de promoção do comércio local, com gastronomia e música nas últimas sextas-feiras do mês, começam no dia 28 de Maio. A iniciativa insere-se no projeto Bairro Cool, dinamizado pela Associação Bairro Cool em parceria com a Câmara de Setúbal com o objetivo de envolver os moradores, agentes económicos e instituições na valorização do espaço público do Troino Nascente. Na primeira sexta-feira, o evento centra-se na gastronomia em dois largos emblemáticos do bairro. Com início na sexta-feira, as “Happy Fridays no Troino” incluem “happy hours” todas as sextas-feiras, entre as 17 e as 21 horas, em vários estabelecimentos comerciais do bairro, como cafés, restaurantes e cabeleireiros.
Música e gastronomia no bairro mais 'cool' da cidade

No Largo de São Tiago, a Tasca Galo serve as especialidades da casa, entre as quais a sandes de entremeada e a sandes de lombinho com queijo de Azeitão, e no Largo da Verónica, o café Ti’Paulina cria petiscos especiais para este dia, com destaque para as lambujinhas, as asinhas de frango e os caracóis.
Nas últimas sextas-feiras de cada mês, as “Happy Fridays no Troino” [em português tradicional quer dizer sextas-feiras felizes] contam com animação musical pelas ruas do bairro com um DJ, sendo que o primeiro convidado é o DJ Liquid Shape.
O projeto “Bairro Cool” visa a valorização do Bairro do Troino Nascente com atividades de qualificação da imagem urbana e de conservação e limpeza do espaço público, que apostam na economia circular e na preservação ambiental.
Para dar continuidade ao processo de qualificação do bairro, o município de Setúbal celebrou "um protocolo de parceria com a Associação Bairro Cool, válido pelo período de sete meses, no qual disponibiliza uma verba de 17 mil 500 euros para o desenvolvimento de um plano de atividades", conta a autarquia sadina. 
Além das “Happy Fridays no Troino”, já estão em curso ações de limpeza e o “Bairro Flower Cool Power”, campanha de sensibilização para tornar a zona no bairro mais florido da cidade, com o embelezamento de varandas e janelas com floreiras.
O mês de Junho reserva iniciativas para celebrar o Dia Mundial da Criança, a 1, com uma ação de voluntariado em parceria com a campanha municipal Setúbal Mais Bonita, para envolver a comunidade e o parque escolar na requalificação e embelezamento do Bairro do Troino, e os Santos Populares, nos dias 11 e 12.
O Mercado Cool – “Cooltura Urbana”, com animações culturais, várias pop-up stores e food trucks, a realizar em setembro, e a Feira de Pesca, Pescadores e Indústria Pesqueira, destinada a promover as conservas, sabores e tradições da cultura local, em outubro, são outras ações do projeto “Bairro Cool”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários