Sesimbra melhora centro de recolha e acolhimento de animais de companhia

Investimento de mais de 600 mil euros para promover o bem-estar dos animais de companhia 

Já abriu, no concelho de Sesimbra, o novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia. O objetivo é, explica a autarquia, "alojar temporariamente estes animais até que sejam encontrados os donos ou sejam adotados de forma responsável". O equipamento que tem como missão melhorar as condições dos animais e da equipa do posto médico-veterinário municipal, representa um investimento superior a "meio milhão de euros", sublinha o município. O novo equipamento "dispõe das melhores condições para acolher cães e gatos errantes, abandonados ou vítimas de maus tratos", explica a Câmara Municipal. A autarquia estuda já a construção de um novo centro para a freguesia da Quinta do Conde. 
Animais abandonados de Sesimbra com "casa nova" 

Construído de raiz pela autarquia, o equipamento está preparado com as condições necessárias para acolher cães e gatos errantes, abandonados ou vítimas de maus tratos. “Aqui, os animais de companhia recolhidos terão higiene, alimentação, cuidados de saúde e a atenção que merecem por parte de uma equipa técnica qualificada”, lê-se no comunicado do município. 
Ao todo, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia dispõe de 30 espaços individualizados, com uma boa exposição solar, área coberta e ampla, zona destinada ao exercício, gabinetes para vacinação, colocação de microchip e assistência médica. As instalações contam também com um armazém de rações, salas para a equipa técnica, receção e estacionamento. É também neste centro que vai funcionar o Gabinete Veterinário Municipal.
Com um investimento a rondar os 668 mil euros, a abertura deste espaço dá "continuidade ao trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver para promover o bem-estar e a proteção de animais de companhia. Tal se tem verificado nas várias de campanhas de adoção responsável promovidas, na disponibilização de serviços de atendimento por parte do gabinete veterinário ou no apoio à criação do Parque Canino da Quinta do Conde", conta a Câmara de Sesimbra. 
O novo equipamento localiza-se no Pinhal do Cabedal, na freguesia do Castelo, junto ao Canil da Bianca – Associação de Proteção de Animais, entidade com quem a autarquia tem um protocolo de cooperação.
Veja aqui a reportagem em vídeo da inauguração do centro de recolha e acolhimento de animais de companhia de Sesimbra. 

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários