Sesimbra é palco de festival gastronómico até 21 Junho

Desfrute do melhor peixe do mundo e ganhe prémios

O Festival Sesimbra é Peixe arrancou no final da semana passada e prolonga-se até 21 de Junho, em vários restaurantes do concelho. Os clientes que escolherem os pratos confecionados com peixe da costa de Sesimbra, nos restaurantes aderentes, habilitam-se a um sorteio de vales de refeição de 50 ou 100 euros. As ementas são compostas por pratos variados, mas sempre com o peixe fresco de Sesimbra presente. Desde a feijoada de espadarte até à sardinha assada, passando por caldeiradas à pescador e filetes de espada preto, há muito por onde escolher.
Restaurantes mostram o melhor da gastronomia local 


Já começou mais um festival gastronómico Sesimbra é Peixe que tem este ano uma novidade. "Os clientes que escolherem os pratos confecionados com peixe da nossa costa, nos restaurantes aderentes, habilitam-se a um sorteio de vales de refeição de 50 ou 100 euros para usar na restauração de Sesimbra", explica em nota de imprensa a Câmara Municipal.
O Festival Gastronómico decorre até 21 de Junho e tem como "objetivo dar a conhecer o pescado de Sesimbra, promover a economia, a gastronomia, revitalizar a restauração, mobilizar empresários e criar hábitos de consumo locais", diz ainda a autarquia. 
As ementas são compostas por pratos variados, mas sempre com o peixe fresco de Sesimbra presente. Desde a feijoada de espadarte, passando pelas obrigatórias caldeiradas à pescador, os filetes de espada preto, até à sardinha assada, há muito por onde escolher.
O Festival Gastronómico de 2021 surge na sequência de outras iniciativas de apoio à economia local, como a que decorreu no Natal e que contou com a adesão de mais de 200 estabelecimentos. Mais recentemente foi feita também a campanha Sesimbra à La Carte em Sua Casa para apoiar a restauração do concelho que durante o confinamento esteve a funcionar em regime de take away ou com entregas ao domicílio.
"Os estabelecimentos aderentes contam com a divulgação nas redes sociais e site da autarquia, comunicação social e em materiais de grande formato, o que é uma mais-valia para os participantes", realça a Câmara Municipal. 

O peixe de Sesimbra 
O peixe é uma das "maravilhas" da vila 
Para além das praias, Sesimbra é conhecido pelo seu peixe, considerado um dos melhores do mundo. As caraterísticas das águas, as técnicas artesanais usadas na sua captura e a forma como é confecionado pela restauração local tornam-no único. No verão, o caraterístico peixe assado na brasa é o mais procurado, deixando um aroma inconfundível e irresistível no ar. 
"Apesar de ser esta a forma mais tradicional de confecionar o pescado, de ano para ano há cada vez mais restaurantes a apresentar propostas inovadoras que têm valorizado Sesimbra e o seu peixe. Umas férias ou uma visita a Sesimbra só estão verdadeiramente completas quando se prova o seu peixe!", conta a autarquia. 
A organização é da Câmara de Sesimbra e juntas de freguesia do Castelo, Quinta do Conde e Santiago.
Deverá seguir as regras do sorteio, disponíveis no site do festival, onde também poderá encontrar a lista de todos os restaurantes aderentes.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

Comentários