Palmela e Guimarães unidos para impulsionar o Turismo

Municípios pretendem "desenvolver projetos em parceria para reforço da atratividade e permanência de turistas" 

Os municípios de Palmela e Guimarães assinaram um Protocolo de Cooperação na área do Turismo, que se pretende que contribua para impulsionar este setor, tão afetado pela pandemia nos últimos meses. A cerimónia de assinatura decorreu na Igreja de Santiago, no Castelo de Palmela. O protocolo, com a duração de dois anos, renovável por períodos iguais, "tem como objetivo o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para a valorização e atratividade turística dos dois territórios", diz o documento assinado entre as duas autarquias. Para Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, os municípios pretendem "desenvolver projetos em parceria para reforço da atratividade e permanência de turistas, com recurso a candidaturas a fontes de financiamento". A responsável pelo turismo em Guimarães, Sofia Ferreira, está convicta de que esta parceria irá contribuir para que "a atividade turística retome a sua dinâmica. Este tipo de aproximação entre municípios é determinante para engrandecermos cada um dos nossos territórios". 
Estratégia para atrair mais turistas 

O presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, realçou que este ato "oficializa uma relação de parceria que precede o período covid e que já transporta consigo um histórico profícuo, assente em objetivos e visões comuns".
A título de exemplo, lembrou que a vereadora do turismo da Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira, participou recentemente no Fórum Turismo Palmela e, há cerca de um mês, os dois municípios promoveram em conjunto o Webinar “Palmela - Guimarães - Retoma Turística - Cooperação, Sustentabilidade e Inovação”, com agentes turísticos de ambos os concelhos.
Palmela e Guimarães estão já a trabalhar em programas e roteiros turísticos que unem os seus Castelos e Centros Históricos, ações conjuntas de marketing e intercâmbio, benchmarking de boas práticas ambientais e turismo sustentável e partilha de conhecimento técnico. 
No futuro, revelou Álvaro Amaro, os municípios pretendem "desenvolver projetos em parceria para reforço da atratividade e permanência de turistas, com recurso a candidaturas a fontes de financiamento". É também objetivo promover ações de benchlearning em Palmela, na área do Enoturismo, e em Guimarães, com foco no turismo cultural e ambiental e, assim que o contexto epidemiológico o permita, marcar presença em eventos do município parceiro, como a Feira Afonsina de Guimarães e o Palmela Wine Jazz. 
"Estou certo de que o aprofundamento destes laços que nos unem e a partilha de experiências serão mutuamente benéficos e impulsionadores de novos sucessos e conquistas", acredita Álvaro Amaro.

"Estamos disponíveis para partilhar boas experiências" 
Autarcas fecharam acordo no castelo de Palmela
A responsável pelo turismo em Guimarães, Sofia Ferreira, está convicta de que esta parceria irá contribuir para que "a atividade turística retome a sua dinâmica. Este tipo de aproximação entre municípios é determinante para engrandecermos cada um dos nossos territórios", ainda mais numa altura em que "o Turismo vive uma situação inimaginável", realçou a autarca. 
"Estamos disponíveis para partilhar boas experiências e desejosos de aprender", referiu, elogiando o trabalho de Palmela no que toca ao Turismo de Natureza, área em que Guimarães se quer afirmar.
Palmela e Guimarães estão ligados pela História ao primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, que nasceu e foi batizado em Guimarães e concedeu, em 1170, o foral aos mouros forros de Palmela.
Depois de, em 2015, Palmela ter celebrado um protocolo semelhante com o Município de Silves, considerou que era agora altura de firmar uma parceria para a dinamização turística de Palmela na região norte do país.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários