Feira de Maio regressa com vertente solidária à Moita

Toiros, fado e arraial no regresso da festa às ruas da vila

A feira de Maio está de volta à Moita neste fim de semana. Cancelada em 2020 devido à pandemia, está de regresso esta sexta-feira, embora de forma diferente e fora dos moldes habituais, na sequência da atual situação pandémica que ainda afeta a região e o país. Apesar disso há arraial, toiros e um concerto de Camané na praça de toiros Daniel do Nascimento.  "107 anos depois, a Feira de Maio continua a ser um local de encontro e convívio entre a população, com os atrativos e a diversidade que os tempos atuais impõem, mas respeitando as tradições que caracterizam a vila da Moita". Este ano os festejos concentram-se na Praça da República e a praça de toiros Daniel do Nascimento. 
Camané atua esta noite no primeiro dia da feira de Maio

A feira arranca esta noite às 21 horas, com o acender do arraial na Praça da República, sendo que, à mesma hora, terá lugar um espetáculo solidário com o fadista Camané, no interior da Praça de Toiros Daniel do Nascimento. O concerto, cuja receita da bilheteira reverte, na sua totalidade, para os Bombeiros Voluntários da Moita, terá lotação limitada, sendo que as entradas podem ser adquiridas por um valor de 2,5 euros, no Posto de Turismo da Moita, assim como no Café Fragata e nas papelarias Vimarto e Top Line.
Na manhã de sábado, a partir das 11 horas, está prevista uma novilhada popular, na praça de toiros, organizada pela Tauroleve. Ao final da tarde e paralelamente, pelas 17h30, a feira continua com uma corrida de toiros, a primeira do ano na arena da Daniel do Nascimento, que vai contar com a participação dos cavaleiros João Salgueiro da Costa, Luís Rouxinol Júnior e António Prates, e com a presença dos Forcados Amadores de Alcochete e da Moita, que vão lidar seis toiros da ganadaria São Torcato.
Pelas 18 horas a Praça da República acolhe o espectáculo “La Fresca”, pela Companhia Anna Confetti, oriunda da cidade espanhola de Girona. A atuação, recorde-se, acontece no âmbito da 26.ª edição do Festival Sementes- Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público e, neste caso, conta com a organização da autarquia da Moita. 
O último dia da feira acontece no domingo, com a realização de duas iniciativas durante a manhã. Pelas 10 horas, a Charanga do Rosário vai oferecer à população da vila animação musical itinerante. 
Uma hora depois, decorre um Happy Brunch Coletivo no Largo das Palmeiras, organizado pelo blogue “A Boa Vida Persegue-me”, de Jorge Manuel Taylor, em parceria com a Comissão de Festas e com a participação do comércio local. Na altura, será dada a conhecer a nova coleção de verão.
Passados 107 anos, o ambiente festivo invade novamente a vila da Moita, fazendo a alegria das gentes da terra, ainda que de forma moderada e sem muitos visitantes, ao contrário do espírito da feira que levava milhares de visitantes na era "antes covid-19", às ruas da Moita.  
"Hoje, a Feira de Maio continua a ser um local de encontro e convívio entre a população, com os atrativos e a diversidade que os tempos atuais impõem, mas respeitando as tradições que caracterizam a vila da Moita".  Em 2022, espera a organização, as ruas podem voltar à realidade de outras feiras de Maio. Ruas apinhadas, comes e bebes, toiros na avenida, concertos e convívios noite dentro.  


Comentários