Fábrica de Palmela mantém proposta de aumentos que não agrada a trabalhadores

Ainda não há acordo laboral na Autoeuropa 

O SITE-Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul revelou, esta segunda-feira, que a Autoeuropa mantém a intenção de preceder a atualizações salariais com base na taxa de inflação nos próximos três anos. “Não houve qualquer evolução significativa por parte da Autoeuropa desde o passado mês de Março”, disse o coordenador do SITE-Sul, Eduardo Florindo, após uma reunião realizada com a administração da fábrica da Volkswagen em Palmela. 
Trabalhadores reúnem-se em plenário a 13 e 14 de  Maio 

“A Autoeuropa continua a propor um acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, mas a discussão em torno dos aumentos deste ano ainda não está fechada”, acrescentou.
De acordo com o sindicalista do SITE-Sul, a fábrica de automóveis de Palmela, que teve o seu terceiro melhor ano de sempre em 2020, apesar de ter sido um ano de pandemia, “pode pagar mais aos seus trabalhadores”.
“Os responsáveis da fábrica de Palmela dizem que não podem viabilizar atualizações salariais mais elevadas para manter a competitividade, mas nós entendemos que o resultado alcançado em 2020 também se deve ao esforço dos trabalhadores. E consideramos que a proposta da empresa é insuficiente”, reiterou o sindicalista.
No passado mês de Março, o SITE-Sul já tinha acusado a Autoeuropa de ter apresentado uma “contraproposta vergonhosa”, com redução de rendimentos e regalias, em resposta às reivindicações dos trabalhadores.
Segundo o sindicato e a comissão de trabalhadores da Autoeuropa, a administração da Autoeuropa propõe um acordo a três anos sem aumento salarial no primeiro ano e com aumento à taxa de inflação nos anos seguintes.
A empresa terá também proposto, entre outras alterações, a conversão de alguns rendimentos em banco horas, designadamente a compensação de fim de semana em laboração continua, 50 por cento do prémio de objetivos e descanso compensatório do trabalho suplementar.
Em comunicado distribuído nesta segunda-feira, o SITE-Sul reconhece que houve alguns avanços no processo negocial que está em curso e adianta que a Comissão de Trabalhadores já marcou reuniões plenárias para os próximos dias 13 e 14 de Maio.
“Vamos ter de esperar para ver se há a acordo e qual será a decisão dos trabalhadores da Autoeuropa”, disse o coordenador do SITE-Sul.
A administração da Autoeuropa, como é habitual, não presta declarações durante o processo negocial com a Comissão de Trabalhadores.

Comentários