Alcochete aprova apoio a associações locais durante a pandemia

Município apoia cinco associações locais em mais de seis mil euros 

Em reunião, a Câmara de Alcochete aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoios financeiros a cinco associações do concelho. A Associação de Pescadores de Alcochete, Associação GilTeatro, Ténis Clube de Alcochete, Associação de Proteção de Animais Abandonados Os Canitos e Associação Alfaiate – Associação para a Defesa e Proteção dos Animais em Alcochete recebem mais de seis mil euros para manter as suas atividades regulares em tempo de pandemia. Em Março deste ano, a autarquia aprovou a continuidade do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Movimento Associativo durante o ano de 2021. O programa contempla a "atribuição de apoio financeiro para garantir o regular funcionamento das associações e apoio financeiro ou logístico a atividades pontuais no âmbito do desporto e da cultura, sendo que o limite do apoio financeiro será analisado de acordo com os comprovativos das respetivas despesas e orçamentos de cada associação", conta o município. 
Autarquia continua a apoiar associações locais 

No âmbito do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Movimento Associativo foram aprovados apoios à Associação GilTeatro, no montante de 600 euros, e à Associação de Pescadores de Alcochete, no valor de 1800 para apoio ao pagamento das despesas com luz, água e rendas.
No âmbito do Apoio a Atividade Pontual, o Executivo aprovou um apoio ao Ténis Clube de Alcochete, no valor de 1154 euros para aquisição de um conjunto de equipamentos desportivos para todos os seus escalões de formação que vão participar nos dias 8 e 15 de Maio nos campeonatos inter-clubes de ténis da Associação de Ténis de Setúbal.
Também a Associação de Proteção de Animais Abandonados Os Canitos foi contemplada com um apoio financeiro de 1600 euros referente a despesas com situações de urgência médico-veterinárias de animais capturados e acolhimento em Famílias de Acolhimento Temporário quando são necessários cuidados de recobro.
De igual modo, a Associação Alfaiate – Associação para a Defesa e Proteção dos Animais em Alcochete tem um apoio financeiro de 1200 euros para despesas com a proteção e integridade de animais errantes e concretamente com a operacionalização do Programa Captura, Esterilização e Devolução de felídeos ao local de origem, zelando esta entidade pelas boas condições de higiene e alimentação adequadas aos animais.
Em Março deste ano, a autarquia aprovou a continuidade do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Movimento Associativo durante o ano de 2021. O programa contempla a "atribuição de apoio financeiro para garantir o regular funcionamento das associações e apoio financeiro ou logístico a atividades pontuais no âmbito do desporto e da cultura, sendo que o limite do apoio financeiro será analisado de acordo com os comprovativos das respetivas despesas e orçamentos de cada associação", sublinha a autarquia.
“A exemplo de que aconteceu no ano transato, e considerando que o ciclo pandémico vai manter-se ativo durante mais tempo, julgo que é imperioso criarmos as condições necessárias para a subsistência do movimento associativo do concelho e penso que esta proposta reflete isso mesmo” referiu o presidente da câmara municipal de Alcochete, Fernando Pinto.
“Não se vislumbra quando iremos voltar áquilo que éramos há dois anos atrás, quando todas as associações tinham o seu plano de atividade dirigido para o exterior e com atividades que abrangiam muitas pessoas, o que para já está fora de questão”, disse a vereadora com o pelouro do Movimento Associativo.
“O que não está fora de questão é as despesas que as associações têm todos os meses e sem formas de subsistir”, acrescentou Fátima Soares, sublinhando que “o que queremos ser é um balão de oxigénio para as associações que se veem a braços com esta situação pandémica”.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários