Unidade Móvel ao serviço da saúde e combate à covid-19 no concelho de Palmela

Respostas de saúde mais perto das pessoas mais isoladas do concelho 

Já está "em andamento" o novo recurso para prestação de serviços de saúde de proximidade do concelho de Palmela. A Unidade Móvel de Saúde foi inaugurada no dia mundial da Saúde, numa cerimónia simbólica realizada no Largo de S. João, em Palmela, e vai começar a funcionar nos próximos dias. O objetivo é "que seja um recurso a utilizar também no combate à covid-19", diz a Câmara de Palmela.  A Unidade Móvel vai percorrer o concelho durante três manhãs por semana. Nos restantes horários, será utilizada para a realização de campanhas informativas e de sensibilização.
Viatura leva saúde a todo o concelho 

A Unidade Móvel representa um investimento próximo dos 75 mil, comparticipado em 50 por cento por fundos comunitários, no âmbito do Percursos em Rede para a Inclusão Ativa, uma candidatura desenvolvida pelos municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, enquadrada na estratégia intermunicipal Território Arrábida.
Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal, explicou que a Unidade Móvel completa o leque dos quatro grandes projetos incluídos no programa apoiado por fundos europeus: o Serviço de Teleassistência, já em funcionamento, o projeto de voluntariado que está a ser desenvolvido e a futura Pista Check-Up. 
"Num território disperso, com mais de 465 km2 é essencial esta intervenção de proximidade na saúde, na área preventiva", realçou Álvaro Amaro. 
O autarca considera que foi "determinante o protocolo estabelecido com a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo" e aproveitou para deixar uma palavra de reconhecimento às "equipas incansáveis" de profissionais que contribuíram para concretizar este projeto, tão ambicionado.
Nuno Venade, Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, elogiou a "excelente parceria com a Câmara de Palmela", que permitiu o lançamento de um conjunto de projetos, que "vão beneficiar os utentes de saúde. Este é o primeiro de muitos outros que virão", acredita o responsável. 
Também o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, Luís Pombo, destacou os frutos deste trabalho em parceria. "Volvidos mais de dois anos de trabalho conjunto, a Unidade Móvel surge hoje como recurso local de proximidade, que visa responder, de forma integrada, às necessidades de saúde e sociais da população mais isolada e com menor acesso à informação", conclui Luís Pombo. 

Unidade Móvel vai percorrer o concelho durante três manhãs por semana
Unidade de Saúde é investimento de 75 mil euros
A viatura, adaptada para o efeito, conta com dois gabinetes (um para consultas que requeiram observação e outro que pode funcionar tanto para consultas, como para zona de admissão ou espera) e instalações sanitárias. 
Está equipado com todo o material clínico necessário, incluindo oxigénio e frigorífico com temperatura controlada para medicação. Conta ainda com um toldo e um balcão promocional no exterior, criando uma zona que pode servir para espera ou para apoio a sessões de sensibilização.
A equipa, multidisciplinar, terá a participação de profissionais do Movimento Cidadão, Unidade de Saúde Pública, Unidade de Cuidados na Comunidade, Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (designadamente, Assistente Social, Psicóloga, Higienista Oral, Fisioterapeuta e Nutricionista) e também das Unidades de Saúde Familiar.
A Unidade Móvel vai percorrer o concelho durante três manhãs por semana. Nos restantes horários, será utilizada para a realização de campanhas informativas e de sensibilização. Na atual situação de pandemia, prevê-se também que seja um recurso alocado ao combate à covid-19, permitindo a "testagem e vacinação das populações mais isoladas e com maiores dificuldades de deslocação, de forma mais rápida", disse Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela. 

Agência de Notícias com Câmara de Palmela


Comentários