Setúbal quer voltar a "apanhar" o intercidades para o Algarve

Serviço foi suspenso em 2011 em Setúbal e Alcácer do Sal 

A Câmara de Setúbal reivindica que o comboio intercidades entre Lisboa e Faro volte a ter uma paragem em Setúbal, depois de quase 10 anos de interrupção deste serviço. Na moção da maioria CDU, discutida, na passada quarta-feira, numa reunião do executivo, exige-se a reposição do serviço ferroviário que assegurava a ligação direta com o Algarve. O documento está alinhado com um projeto de resolução apresentado pelo PCP na Assembleia da República, que, entre outras medidas, propõe que o Governo faça diligências para a reativação do serviço regional e inter-regional de transporte ferroviário no Alentejo Litoral e no distrito de Setúbal, "voltando a pôr nos carris os comboios regionais entre o Barreiro e o Algarve, e a passagem por Setúbal do serviço Intercidades Lisboa-Faro, com um comboio em cada sentido". A ligação entre Setúbal e Faro era feita há mais de 90 anos pela linha do Sado. Agora a ligação ao Algarve é feita apenas na estação de Pinhal Novo, que ainda tem ligação ao Porto e a outras cidades do norte de Portugal através do Alfa Pendular. E intercidades para Beja e Évora.
Intercidades deixou Setúbal e Alcácer do Sal há 10 anos

Entretanto, a CP já manifestou disponibilidade para repor este serviço graças à recuperação de algum material circulante e à vinda de Espanha de várias carruagens entretanto adquiridas pela empresa.
Foi em Dezembro de 2011 que a CP decidiu suspender a paragem dos comboios intercidades em Setúbal e Alcácer do Sal e o transporte regional de Setúbal para Tunes. "O fim da paragem destes comboios em Setúbal assumiu, na altura, ainda maior gravidade perante as então recentes obras de remodelação e modernização da estação ferroviária de Setúbal, avaliadas em mais de 14 milhões de euros", assinala a moção.
Por outro lado, a alteração implicou que os setubalenses, nas deslocações para o Algarve, passassem a ter necessidade de incluir trajetos de desvio entre Setúbal e o Pinhal Novo, no concelho de Palmela.
A autarquia sadina entende que a decisão, tomada por "justificações puramente economicistas que não tiveram minimamente em consideração os interesses do concelho de Setúbal", pode agora ser revertida perante a posição manifestada pela CP, em face de maior disponibilidade de material circulante.
Neste sentido, a autarquia considera "indispensável" que a tutela ministerial da empresa crie as necessárias condições para acelerar o processo de reposição do serviço Intercidades em Setúbal, de forma a que os munícipes possam voltar a utilizar estes comboios no Verão.

Agência de Notícias 

Comentários