Setúbal festeja Abril com inauguração de três projetos de arte urbana

Dores Meira lembra "qualificação urbana e a modernização do concelho" nos últimos anos

A afirmação de um concelho mais moderno e mais atrativo, resultado da estratégia promovida pela Câmara de Setúbal nas últimas duas décadas, foi destacada na manhã do dia 25 de Abril, nas comemorações locais dos 47 anos do 25 de Abril. “É a democracia conquistada em 1974, esse bem inalienável que hoje celebramos, que me permite perguntar a todos os que habitam Setúbal se podem negar que a cidade, que o concelho é hoje mais atrativo, mais limpo, mais moderno?”, questionou a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, na sessão solene da Assembleia Municipal de Setúbal comemorativa da Revolução dos Cravos, este domingo, no Fórum Luísa Todi. A autarquia inaugurou no dia da Liberdade, três projetos de requalificação urbana: a Fonte Génesis, na nova rotunda junto ao Hospital São Bernardo, a rotunda Árvore Flores da Arrábida, na zona dos Combatentes, e o mural Fauna Marítima do Estuário do Sado.
Rotunda Árvore Flores da Arrábida embeleza concelho 

Na última intervenção enquanto presidente da Câmara de Setúbal numa cerimónia comemorativa da Revolução dos Cravos, Maria das Dores Meira destacou que as políticas e os investimentos municipais concretizados nos últimos anos permitiram transformar Setúbal “muito positivamente” em diversas áreas, como o turismo, “depois de décadas de estagnação”.
A estratégia de desenvolvimento do concelho, que contribuiu para que “a autoestima dos setubalenses seja hoje mais elevada”, não se cingiu apenas ao centro da cidade, referiu, uma vez que foram promovidas “obras de grande dimensão” que proporcionam qualidade de vida acrescida em bairros como o Casal das Figueiras, Grito do Povo, Pescadores e Bela Vista.
A autarca apontou, igualmente, o projeto estruturante das bacias de retenção da Várzea, que permitiu “minorar o problema das cheias na cidade e contribuir para a qualificação de um forte pulmão urbano”, marcando o arranque para o futuro Parque Urbano da Várzea, o qual, “embora não esteja concluído, é já utilizado diariamente por milhares de pessoas que ali fazem as suas caminhadas e piqueniques”.
O Terminal Interface de Setúbal, em fase final construção, que vai permitir congregar na atual estação de comboios da Praça do Brasil as opções de transporte coletivo rodoviário e ferroviário, e a requalificação e o alargamento do parque escolar do concelho foram outros investimentos assinalados por Maria das Dores Meira.
A qualificação urbana e a modernização do concelho estão patentes, igualmente, em três projetos inaugurados na manhã do dia 25 de Abril, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Fonte Génesis, na nova rotunda junto ao Hospital São Bernardo, a rotunda Árvore Flores da Arrábida, na zona dos Combatentes, e o mural Fauna Marítima do Estuário do Sado.

Arte urbana conquista espaço na cidade 
Rotunda do hospital terá fonte Génesis 
A rotunda perto do hospital, no Largo Miguel Bombarda, está agora embelezada com uma peça de arte concebida pelo ceramista e escultor russo Nikolay Amzov, assente numa fonte construída pela empresa 4×4 Multitrabalhos.
Numa primeira fase, foi instalada a escultura maior e, posteriormente, são colocadas mais duas peças que completam a obra de arte, revestida de elementos cerâmicos com uma gama variada de cores.
A água, elemento simbólico ligado às emoções, foi escolhida como suporte horizontal e reflexo das peças numa alusão ao relato do Génesis.
A obra, que pretende “contribuir para a harmonização da imagem urbana de Setúbal”, conta com iluminação garantida por oito pontos de luz em cada peça e por um ponto de luz em cada repuxo.
Noutro local da cidade, na nova rotunda na interseção da Avenida General Daniel de Sousa com a Avenida dos Combatentes, foi inaugurada a Árvore Flores da Arrábida, peça com oito metros de altura, em fibra de vidro, concebida pela autarquia, numa homenagem à riqueza e singularidade da flora característica da Serra da Arrábida.
Também inaugurado no dia 25 foi o mural Fauna Marítima do Estuário do Sado, no remate poente da Avenida Luísa Todi, que dá a conhecer um projeto expositivo de arte urbana, desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal, de exaltação da diversidade de espécies do rio.
As réplicas de peixes representadas no mural Fauna Marítima do Rio Sado estão acompanhadas de textos, em português e inglês, que explicam as características de cada um destes famosos habitantes sadinos, que, ao longo dos tempos, têm sido protagonistas da gastronomia setubalense.
Tendo em conta que as comemorações do 25 de Abril decorrem, pelo segundo ano consecutivo, com o país em Estado de Emergência, Maria das Dores Meira destacou, igualmente, o trabalho desenvolvido pelo município de Setúbal na resposta à crise sanitária.
A autarca lembrou as várias medidas adotadas pela Câmara Municipal na defesa dos comerciantes, tais como a isenção de taxas de ocupação da via pública e do pagamento de tarifas de estacionamento, a higienização e desinfeção de ruas e equipamentos, a distribuição ao domicílio apoio alimentar e “o apoio a famílias inteiras que estavam infetadas, num trabalho em que as juntas de freguesia foram igualmente protagonistas incansáveis”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários