Palmela recebe Bandeira Cidades e Vilas de Excelência

Mobilidade urbana sustentável dá ao concelho bandeira nível IV

O município de Palmela vai ser distinguido com a atribuição da bandeira cidades e vilas de excelência - Nível IV, pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, numa cerimónia que vai decorrer no dia 22 de Abril, às 11h30, no Castelo de Palmela. Depois de, em 2017 e em 2019, a vila de Pinhal Novo ter hasteado as Bandeiras de Nível II e III, respetivamente, a atribuição da Bandeira de Nível IV reconhece "o trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver para a promoção da mobilidade sustentável no concelho, espelhado no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável", destaca a autarquia em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. 
Obras em Pinhal Novo ajudam reconhecimento da autarquia

O Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável é a grande estratégia municipal em matéria de mobilidade suave e intermodalidade. 
"Para além das ações integradas no Portugal 2020, enquadra também as operações já executadas no quadro de programação plurianual anterior e com outros fundos, assim como outras ações que se venham a realizar, com o apoio de financiamento externo ou através do orçamento municipal", sublinha a Câmara de Palmela. 
O Plano inclui soluções de "mobilidade suave e plataformas de interface que contribuam para a intermodalidade (CICLOP7 e HUB10) e aponta, ao mesmo tempo, para soluções mais localizadas em Pinhal Novo (espaço mais central do ponto de visita das acessibilidades e mobilidade no concelho), com a requalificação de vias, estacionamento e plataformas de interface (Ligação Intermodal Pinhal Novo Sul e Ligação do antigo Largo da Mitra à zona central de Pinhal Novo)", conta a Câmara  Municipal. 

Castelo de Palmela está mais acessível e é palco da cerimónia
Castelo mais acessível é outra obra importante 
A cerimónia de atribuição da bandeira vai decorrer no Castelo de Palmela, onde está em curso uma obra que em muito vai contribuir para a melhoria da mobilidade: a empreitada de criação de percursos acessíveis no Castelo de Palmela. 
A intervenção contempla a requalificação de 1.783 m2 de espaços exteriores, num investimento de 363 mil 505 euros (+IVA), cofinanciado em 50 por cento por fundos europeus, no âmbito do POR Lisboa 2020. O objetivo é "tornar as áreas visitáveis acessíveis, em especial a pessoas com mobilidade condicionada, através da eliminação de barreiras arquitetónicas nos percursos existentes e da criação de novos percursos", refere a autarquia. 
A empreitada abrange a construção de rampas e plataformas metálicas, a substituição parcial de alguns pavimentos nas áreas dos percursos pedonais, tornando-os mais confortáveis, seguros e adequados aos visitantes, a reorganização da área de estacionamento, para acolher lugares dedicados a pessoas com mobilidade condicionada e a redefinição das áreas verdes, dotando-as de espécies autóctones.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários