Novo polo da Biblioteca Municipal vai nascer na Quinta do Conde

Investimento de 680 mil euros para um novo espaço dedicado ao livro e à leitura

O novo polo de leitura da Biblioteca Municipal de Quinta do Conde será implementado de raiz no terreno do Centro de Intervenção e Participação Associativa e representa, conta a autarquia de Sesimbra, "um investimento global de cerca de 680 mil euros", assegurado na totalidade pelo município. De acordo com a Câmara de Sesimbra, o edifício é composto por uma zona exterior ajardinada, com bancos que convidam à leitura no local, átrio preparado para receber pequenos eventos, como exposições, reuniões, apresentações, formações ou colóquios, sala de leitura, área de consulta de periódicos equipada com novas tecnologias e vai conter, ainda, um espaço infantil com condições para a realização de atividades para os mais pequenos e acesso a um jardim interior.
Quinta do Conde ganha polo de biblioteca 

O fundo bibliográfico, variado, atualizado e adequado aos vários públicos, tem neste momento cerca de 12 mil documentos registados. Em todo o espaço há cobertura por rede WI-FI.
Com a passagem para as novas instalações, todo o processo de circulação e empréstimo “será informatizado, o que fará com que passe a haver um cartão de leitor único” que permite aceder aos equipamentos de leitura de todo o concelho de Sesimbra.
"O polo da Biblioteca da Quinta do Conde conta com uma história de mais de três décadas, que se iniciou em 1987, altura em que foi desenvolvido um espaço dedicado à leitura a funcionar três vezes por semana junto aos serviços municipais da freguesia", conta a autarquia em comunicado. 
Mais tarde, acompanhou o Gabinete de Juventude para novas instalações, num edifício de habitação. Em 2000, passou para as instalações da Junta de Freguesia, com gestão conjunta da câmara municipal, junta de freguesia e de uma associação local. 
Em Julho de 2006, passou a estar afeto apenas à Biblioteca Municipal de Sesimbra, com recursos técnicos especializados, renovação e ampliação do espólio bibliográfico, didático e lúdico existentes, e com programação regular de atividades de promoção e incentivo à leitura para os vários públicos, em particular o infantil. Em 2015, ocupou as atuais instalações, numa zona mais central, junto ao Parque da Vila.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

Comentários