Novo abrigo de observação de aves junto à Lagoa de Melides já abriu

Por estes lados já se registou a observação de mais de 180 espécies de aves

A aposta de Grândola na admiração das aves continua: é o segundo abrigo na área da lagoa, um ponto especial de residência e passagem de aves migratórias. Já foram avistadas mais de 180 espécies por aqui. Em 2017, Grândola abriu o primeiro abrigo de observação de aves na Lagoa de Melides. Agora, redobra a aposta com a inauguração do segundo abrigo na zona. Este novo abrigo foi inaugurado pela vereadora do pelouro de Turismo, Carina Batista, que salientou a importância deste momento para o Turismo de Natureza. “Este abrigo tem uma importância redobrada para o nosso concelho, na medida de divulgar e sensibilizar as pessoas para a biodiversidade deste local, como também tem o objetivo de a nível turístico permitir o combate à sazonalidade”, sublinha a autarca em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. 
Turismo de natureza cresce no concelho de Grândola 


Já aberto ao público, o novo abrigo surge, refere a autarquia, da “necessidade” sentida devido à “importância que assume a prática de birdwaching” no local e “com vista a incentivar esta prática”.
A Lagoa de Melides é um dos mais significativos pontos de residência e passagem de aves migratórias, “consistindo um dos mais importantes ecossistemas do concelho”. Segundo Carina Batista, por estes lados já se registou a “observação de mais de 180 espécies de aves”.
“Este abrigo tem uma importância redobrada para o nosso concelho, na medida de divulgar e sensibilizar as pessoas para a biodiversidade deste local, como também tem o objetivo de a nível turístico permitir o combate à sazonalidade”, comentou Carina Batista, vereadora do Turismo de Grândola, citada em comunicado.
O abrigo está localizado na zona do parque de Melides do Clube de Campismo de Lisboa. “Estamos a falar do maior respeito pela natureza, tal como o campismo desportivo”, disse o presidente do clube, Luís Duarte, que considerou ser uma oportunidade de abrir o espaço à população residente e visitante”. Duarte avançou ainda uma novidade: está prevista a criação de um Eco Camping em “proteção total com a natureza”, resume a nota da autarquia.
O novo abrigo integra o projeto em execução Valorização do Património Natural – Percursos Pedestres, financiado em 75 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Portugal 2020, “com o valor de 245 mil 665 euros (+IVA), com conclusão da execução desta candidatura prevista até final de 2021”, informa a câmara. 
O projeto e a candidatura destinam-se à “valorização do produto Turismo de Natureza no território": vêm aí novos percursos pedestres, requalificação e requalificação de existentes – são cerca de 150 quilómetros de passeios –, introdução de geocaching, e mais área de descanso e abastecimento.

Agência de Notícias com Câmara de Grândola 


Comentários