“Jardim de Vinhas” é o novo percurso pedestre em Fernando Pó, em Palmela

Mostra de vinhos em formato digital até domingo mas com inauguração de um caminho turístico 

Os enófilos adeptos de caminhadas têm, a partir deste sábado, 1 de Maio, um motivo para rumar até a terras de Fernando Pó, em Águas de Moura, no concelho de Palmela.  A autarquia vai lançar o percurso pedestre “Jardim de Vinhas“, que percorre as freguesias de Poceirão e Marateca, no âmbito da Mostra de Vinhos em Fernando Pó 2021, apenas em formato digital face ao contexto da pandemia covid-19, que arranca esta sexta-feira e prolonga-se até domingo, 2 de Maio. O projeto resultou de uma parceria entre o município de Palmela, a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e as adegas aderentes. O roteiro propõe a visita a diversas casas produtoras de vinhos daquela região, assim como a passagem pelo montado de sobro, vinhas e o sobreiro de Águas de Moura, que foi considerada Árvore Europeia do Ano, em 2018. 
Novo percurso pedestre para conhecer as vinhas da região

As novidades da maior mostra de vinhos do concelho de Palmela pode ser consultada no site da organização, que disponibilizará loja de vinhos e produtos locais para compras online (com acesso de continuidade após a realização da Mostra) e algumas surpresas.
Recorde-se que a Câmara de Palmela atribuiu um apoio financeiro à organização da Mostra de Vinhos em Fernando Pó, no valor de 2500 euros, "evento que mantém a sua extrema importância para a promoção de Fernando Pó e para a estratégia municipal da aldeia vinhateira", explica a autarquia. 
A iniciativa, promovida por uma comissão organizadora, conta com os apoios da Câmara de Palmela, União de Freguesias de Poceirão e Marateca, Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó e Rota de Vinhos da Península de Setúbal. O programa completo pode ser consultado na página dedicada ao evento. 

Um passeio pelo jardim das vinhas 
Passeio passa pelo sobreiro assobiador de Águas de Moura
A partir do próximo dia 1 de Maio, o município de Palmela tem um novo Percurso Pedestre: “Jardim de Vinhas”, o primeiro de índole enoturística na Península de Setúbal, em resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e as adegas Fernão Pó Adega, Filipe Palhoça Vinhos, Casa Ermelinda Freitas, Casa Dupó e Quinta do Monte Alegre.
Com uma extensão de 11,5 quilómetros, o projeto vai incluir a sugestão de visitação aos cinco produtores e dispor de painéis informativos em cada uma das adegas, assim como placas identificativas das várias castas encontradas ao longo do percurso.
O investimento, adianta a autarquia, "surge na sequência do desenvolvimento do trabalho municipal para implementação de percursos pedestres e cicláveis no território, reforçando a oferta do turismo de natureza e do enoturismo". Procura também valorizar a atração do mundo rural e das freguesias de Poceirão e Marateca.
Além de percorrer pontos de interesse naturais, como o montado de sobro, vinhas e o Sobreiro de Águas de Moura (um exemplar de 284 anos, com uma enormíssima copa, que foi considerada Árvore Europeia do Ano, em 2018), em querendo-se, o trajeto também faz paragens nas diversas adegas que surgem pelo caminho.
Em processo de homologação enquanto Pequena Rota, o percurso pode ser iniciado em qualquer uma das adegas e realizado em ambos os sentidos, estando marcado de acordo com o regulamento de Percursos Pedestres da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários