Ireneu Cruz homenageado com nome de rua em Setúbal

"Esperamos que esta rua seja uma rota luminosa virada para o futuro"

A Câmara de Setúbal homenageou no dia 14 de Abril, a título póstumo, o médico Ireneu Cruz com a atribuição do seu nome a uma rua da cidade. Na inauguração do novo topónimo, localizado numa via criada recentemente na zona da Várzea, junto da nova rotunda do Lidl, a presidente do município, Maria das Dores Meira, classificou Ireneu Cruz, natural de Lisboa, como um “excelente clínico” que se apaixonou pela cidade que o acolheu. “Sabemos hoje que a cidade ficou a ganhar, mas sabemos que também ele fez de Setúbal uma das suas paixões, tal foi o grau de envolvimento que teve e que fez dele um setubalense”, lembrou a autarca. 
Médico morreu em Março de 2011 

Maria das Dores Meira recordou que é ao falecido médico gastrenterologista que se deve o importante acervo museológico constituído por cerca de 120 peças e aparelhos que integram, desde 2010, a exposição permanente “Instrumentos de Ciência Náutica”, patente ao público na Casa do Corpo Santo.
Na cerimónia de descerramento da placa toponímica estiveram presentes representantes da família do homenageado, designadamente a viúva, Teresa Cruz, e o filho, Hélder Cruz, que agradeceu o tributo ao pai.
“Estamos muito sensibilizados e agradecidos por mais esta homenagem feita pela Câmara de Setúbal e esperamos que esta rua seja uma rota luminosa virada para o futuro”, disse a família do médico. 
Ireneu Cruz, nascido em Lisboa em 1937, obteve a licenciatura e especialização em gastrenterologia em 1974 e em medicina interna em 1975, tendo trabalhado em diversos hospitais em Pretória, Luanda e Lisboa e no Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, cidade onde fixou residência.
Apaixonado pela História, cultivava fascínio por algumas personalidades, como o rei D. João II, dedicou-se ao estudo dos casos clínicos de personalidades da literatura e contribuiu para a bibliografia setubalense relacionada com a atividade marítima
O médico, falecido em 2011, publicou cerca de trinta trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais e artigos de caráter desportivo, crónicas de viagem, além de pesquisas autobiográficas sobre autores portugueses.
Faleceu no dia 26 de Março de 2011, com 74 anos, e foi-lhe atribuída, em 15 de Setembro de 2011, a título póstumo, a Medalha de Honra da Cidade.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários