Evento gastronómico promove ostras do Sado em Setúbal e Cascais

28 restaurantes promovem a Ostra de 7 a 16 de Maio. Antes a "rainha do Sado" vai a Cascais 

A ostra é rainha nas ementas de perto de 30 restaurantes de Setúbal, de 7 e 16 de Maio, evento gastronómico integrado na estratégia turística municipal, que, nesta edição, conta com uma promoção prévia em Cascais, na sexta-feira, sábado e domingo. Durante 10 dias, os 28 restaurantes do concelho que participam na Semana da Ostra dão destaque a receitas, umas tradicionais, outras inovadoras, produzidas com este molusco do Sado. Em Setúbal, outra novidade da Semana da Ostra é a realização de um passeio pedestre com prova de ostras, no dia 9 de Maio, às 9h30.
Ostra volta a ser "prato principal" em Setúbal e com novidades

O certame, organizado pela autarquia, com os apoios de Docapesca, Turismo de Portugal, Quinta de Alcube e Neptun Pearl, inclui, algumas novidades relativamente a edições anteriores, a começar por um evento prévio de promoção fora do concelho, a ter lugar nos dias 30 de Abril, 1 e 2 de Maio, no Mercado da vila, em Cascais.
A iniciativa Promoção das Ostras e Vinhos de Setúbal em Cascais conta com as participações de carrinhas de comida Ostras Sobre Rodas, da Neptun Pearl e da Quinta de Alcube, que, durante os três dias, dá a provar estes produtos setubalenses aos visitantes do mercado.
No dia 30 de Abril, realiza-se um showcooking de ostras conduzido pelo chef Mauro Loureiro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, e uma Conversa Sobre Ostras e Vinhos, com Célia Rodrigues, da Neptun Pearl, e Carolina Santos, da Quinta de Alcube.
Em Setúbal, outra novidade da Semana da Ostra é a realização de um passeio pedestre com prova de ostras, no dia 9 de Maio, às 9h30.
A atividade “Ostras e Aves do Estuário do Sado”, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Biotrails, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Neptun Pearl, tem inscrições a decorrer, com o custo de 22 euros por pessoa, pelo preenchimento de um formulário online.
No último dia, 16 de Maio, às 18 horas, na Casa da Baía, há uma degustação comentada de ostras e vinhos, conduzida pela chef Mariana Fernandes, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, e por Carolina Santos, da Quinta de Alcube.
A atividade é de participação gratuita, mediante inscrição, até 13 de Maio, a qual deve ser feita pelo endereço eletrónico gape@mun-setubal.pt.
A Semana da Ostra integra um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pela autarquia no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe, com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência.
A lista dos espaços de restauração aderentes inclui 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega dos Garrafões, Antóniu’s, Calha Bem, Carvão Ryori, Copa d’Ouro, Flórida, Martroia, O Batareo, O Tavira e Oficina do Peixe.
Ostradomus, Ostras sobre Rodas, Peixe no Largo, Pérola da Mourisca, Restaurante Petisqueira o Manuel, Pinga Amor, Sab’Amar, Sem Horas, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Taberna do Largo, Tasca da Avenida, Tasca da Fatinha, Tasca do Xico da Cana e Tasca Kefish completam a lista de restaurantes participantes.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários