Dores Meira vai ser a candidata comunista a Almada

CDU confirmou candidata que quer "recuperar o rumo de progresso e desenvolvimento" do concelho

A vontade de ser candidata era pública, mas agora é oficial: Maria das Dores Meira, que esgotou o limite de mandatos como presidente da câmara de Setúbal, é a escolha da CDU para Almada. A autarca é a candidata do PCP para recuperar o concelho de Almada, que perdeu para o PS, liderado por Inês de Medeiros, há quatro anos. Em comunicado, a Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta nas eleições autárquicas o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), anuncia que a autarca - que chega este ano ao limite de mandatos pelos quais podia ser candidata a Setúbal –, vai tentar ter o mesmo cargo noutra autarquia. A prioridade da candidata comunista será "recuperar um rumo de progresso e desenvolvimento, colocado em causa por quatro anos de uma gestão desastrosa do Partido Socialista que, em distintas áreas, tem sido responsável por uma política de retrocesso e de estagnação". 
Maria das Dores Meira quer recuperar município perdido em 2017

Em 2017, os comunistas perderam a câmara municipal de Almada para o Partido Socialista por uns magros 313 votos. Foi uma das surpresas dessas autárquicas onde, só na península de Setúbal, os comunistas perderam as câmaras de Almada, Barreiro e Alcochete para o PS, tendo ainda perdido a maioria absoluta na gestão dos municípios do Seixal, Moita e Palmela.   
A recuperação deste concelho é, por isso, uma das apostas dos comunistas. Maria das Dores Meira tem afirmado publicamente a disponibilidade e vontade de concorrer por Almada chegando ao fim dos três mandatos consecutivos à frente da Câmara de Setúbal.
De acordo com o comunicado da CDU, a apresentação oficial da candidatura vai ocorrer a 30 de Abril, pelas 18 horas, na Praça da Liberdade, em Almada. No mesmo documento, a coligação “salienta o reconhecido percurso, pessoal, profissional e político da autarca, - atual presidente da Câmara de Setúbal a cumprir o terceiro mandato  - que é detentora de um capital de prestígio reconhecido pelos mais diversos setores da sociedade”.
Esta é uma candidatura que respondeu ao anseio de muitos almadenses em recuperar um rumo de progresso e desenvolvimento, colocado em causa por quatro anos de uma gestão desastrosa do Partido Socialista que, em distintas áreas, tem sido responsável por uma política de retrocesso e de estagnação que tem vindo a ser denunciada pelo munícipes e instituições do concelho”, diz a CDU.
Antes de ser presidente da Câmara sadina, Maria das Dores Meira, que tem 64 anos, é “advogada e empresária”, e membro do PCP, foi vereadora da cultura, educação, juventude, desporto e inclusão social na mesma autarquia. 
Apesar de liderar Setúbal, é referido que a comunista “viveu e vive em Almada, onde continua a residir, tendo sido responsável no concelho por um importante trabalho com criança e jovens na Associação Pioneiros de Portugal”. 
Maria das Dores Meira é licenciada em Direito pela Universidade Internacional de Lisboa, tendo sido fundadora da empresa “Tecnimarca – Marcas e Patentes, Lda.”. Em 2014, foi nomeada como “Comendadora de Mérito Civil” pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.


Comentários