Barreiro e GNR em ação de sensibilização na Mata da Machada

"Mata é de todos e para ser usufruída por todos" 

A Câmara do Barreiro através do Centro de Educação Ambiental, em colaboração com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, promoveu uma ação de sensibilização junto dos utilizadores da Mata da Machada. O vereador Bruno Vitorino, responsável pelo Centro de Educação Ambiental e pela Reserva Natural Local do Barreiro, acompanhou esta iniciativa no local, relembrando aos visitantes que “a mata é de todos e para ser usufruída por todos”. De acordo com um inquérito realizado aquando do início da atividade da autarquia, apenas 10 por cento da população do concelho reconheceu que conhecia a mata, com uma pequena percentagem a garantir que já a tinha visitado. 
Passear na Mata da Machada em segurança 

Assim, existe a necessidade do cumprimento de regras por parte dos utilizadores, nomeadamente no que respeita à obrigatoriedade de passear os cães de trela ou dos ciclistas reduzirem a velocidade quando se cruzam com outros visitantes.
Da parte da GNR foram dados diversos alertas, nomeadamente os cuidados a ter com as viaturas estacionadas pelo parque, evitando deixar objetos de valor à vista.
Esta ação insere-se num conjunto de outras iniciativas, que pretendem assegurar que as normas são cumpridas, para que todos possam usufruir daquele que é o maior espaço natural do concelho do Barreiro.
A relocalização do parque de merendas da Mata Nacional da Machada, no Barreiro, e a regularização e recuperação paisagística do parque de estacionamento, são duas das medidas consideradas “urgentes” pelo plano de ação da Reserva Natural Local que o município barreirense apresentou há um ano. O encontro juntou dezenas de interessadas na reflexão sobre o futuro daquele que é considerado o “pulmão” do Barreiro. 
Bruno Vitorino, vereador que tutela a divisão de Sustentabilidade Ambiental, revelou que um dos objetivos da autarquia passa por aumentar a participação da população para “uma política integrada que valorize o espaço e os seus valores naturais, e que permita que as pessoas possam usufruir da riqueza da biodiversidade, da tranquilidade e da paz de espírito que estes lugares nos podem proporcionar”.

Uma mata "ainda desconhecida" pela população
Parte da população ainda não conhece a mata da Machada
De acordo com um inquérito realizado aquando do início da atividade da autarquia, apenas 10 por cento da população do concelho reconheceu que conhecia a mata, com uma pequena percentagem a garantir que já a tinha visitado. Deste total, 90 por cento ainda não tinha visitado o espaço. Decorridos 15 anos, segundo o autarca, metade da população do concelho “ainda não conhece ou foi à Mata da Machada”.
“A Machada é nossa e isso é muito importante quando queremos preservar o património natural”, destacou Bruno Vitorino, que salientou a dificuldade que “tivemos enquanto decisores políticos, em dar ênfase e para isso também precisamos de recursos, sejam eles humanos ou financeiros”, numa área do concelho com ligação histórica à época dos Descobrimentos, apelando à participação de todos para que se entenda “a ‘jóia’ que ali temos e no que pode ajudar em toda a dinâmica socioeconómica” do Barreiro.
Recorde-se que a Reserva Natural Local do Sapal do rio Coina e Mata da Machada foi criada em Outubro de 2012, resultado do reconhecimento da autarquia e da população da importância destes espaços, para o Concelho. Esta área protegida corresponde a cerca de 800 hectares (cerca de 23 por cento do concelho) e inclui dois espaços naturais de grande valor do ponto de vista ecológico, histórico, social e paisagístico - o Sapal do Rio Coina e a Mata Nacional da Machada-, sendo essencial a promoção do seu papel na história e qualidade de vida no Concelho do Barreiro, assim como a sua proteção do ponto de vista da conservação da natureza e da biodiversidade.

Comentários