Setúbal reforça atratividade do Túnel do Quebedo

Autarquia vai investir 15 mil euros na melhoria do principal túnel da cidade 

A atratividade urbana do Túnel do Quebedo, em Setúbal, está a ser reforçada numa intervenção em curso, liderada pela Câmara Municipal, a qual contempla a execução de um conjunto de ações de valorização. "A substituição dos painéis fenólicos de proteção instalados no acesso superior do túnel, agora embelezados com imagens de excelência da cidade sadina e iluminação cénica, é uma das principais ações desta operação, a concluir, previsivelmente, durante a próxima semana", disse esta sexta-feira a autarquia sadina em comunicado. 
Obras decorrem até final da próxima semana 

Esta intervenção municipal, que materializa um investimento da ordem dos 15 mil euros, contempla "a execução de trabalhos de manutenção na infraestrutura rodoviária e no edifício de apoio ferroviário, como a renovação de pinturas e a remoção de graffiti", diz o comunicado do município. 
A operação, assegurada por administração direta, ou seja, com recurso a meios técnicos e humanos próprios da Câmara de Setúbal, visa o "reforço da atratividade do Túnel do Quebedo, assim como do espaço exterior envolvente, contribuindo, assim, para uma melhor imagem urbana". 
No interior daquela infraestrutura é possível apreciar, desde 2015, uma intervenção artística instalada numa área de cerca de 300 metros quadrados, concretamente um conjunto azulejar encomendado pela autarquia à Galeria Ratton, da autoria do artista plástico Andreas Stöcklein.
Os painéis de azulejos, colocados ao longo dos muros interiores do Túnel do Quebedo, fazem referência a escritores e artistas ligados a Setúbal, por nascença ou vivência, como Bocage, Sebastião da Gama, Vasco Mouzinho de Quevedo, Luiz Pacheco e José Afonso.
O Túnel do Quebedo, atravessado na parte superior pela linha ferroviária, assegura as ligações rodoviária e pedonal entre as avenidas 5 de Outubro, Jaime Cortesão e Manuel Maria Portela.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários