Sesimbra vai ter centro de vacinação nas freguesias de Santiago e Castelo

Sala de Desporto da Piscina Municipal irá ser transformado em centro de vacinação da vila 

Após insistência da Câmara de Sesimbra,  já foi  dada "luz verde" por parte do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida à instalação de mais um Centro de Vacinação no concelho, que vai "responder às necessidades das freguesias de Santiago e Castelo", disse a autarquia em nota enviada às redações. "Os serviços municipais estão, neste momento a preparar toda a logística para que o centro abra o mais depressa possível", diz o mesmo comunicado. A vacinação contra o covid-19 arrancou esta semana em Quinta do Conde, em instalações cedidas pela autarquia.  O Centro ficará instalado no Sala de Desporto da Piscina, na vila de Sesimbra, próximo do terminal rodoviário e numa zona com estacionamento disponível.
População de Castelo e Santiago com centro de vacinação

Os recursos humanos que constituem a equipa de vacinação serão os mesmos que estão neste momento no Centro da Quinta do Conde, mas farão, explica a Câmara de Sesimbra, "uma escala durante os dias úteis, para evitar deslocações, sobretudo, da população idosa".
A Câmara Municipal assegurará "toda a montagem, logística e organização deste novo centro", bem como "o equipamento, incluindo o informático, mantendo a disponibilidade para abertura de mais centros de vacinação, assim que solicitados pelas autoridades de saúde", conta a Câmara de Sesimbra. 
Lembre-se que a vacinação no concelho arrancou no inicio desta semana no Centro de Vacinação da Quinta do Conde. Este foi o primeiro centro a ser instalado pela Câmara de Sesimbra, por solicitação das autoridades de saúde. 
O processo está a ser garantido por uma equipa de enfermeiros do agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, entidade que está a gerir todo o processo, apoiados por elementos da Proteção Civil Municipal e voluntários da Câmara Municipal, muitos dos quais tinham já desempenhado funções no centro de testes. 
"Prevê-se que neste primeiro dia fossem vacinadas cerca de 50 pessoas, e até sexta-feira, 5 de Março, mais de uma centena por dia, o que totalizará cerca de 500 vacinados até ao final da semana", disse a autarquia. 
"Durante esta semana, o centro receberá utentes com mais de 80 anos ou mais de 66 anos com doenças crónicas previstas na lista de prioridades, que receberão vacinas da Pfizer", conta a Câmara de Sesimbra.
Para a semana prossegue a vacinação para as pessoas com "mais de 80 anos e inicia-se o grupo de pessoas com 50 anos e doenças associadas, neste caso com a vacina da Astrazeneca", explica ainda a Câmara Municipal.
Os utentes devem aguardar contacto da autoridade de saúde. Não devem deslocar-se ao Centro sem terem sido contactados.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários