Seixal vai reduzir fatura integrada da água até final de Junho

"Mais uma das medidas de apoio que o município presta às famílias e economia local"

A Câmara do Seixal aprovou, na reunião de câmara do passado dia 24 de Março, a redução da tarifa integrada de água, saneamento e resíduos sólidos para apoiar as famílias e a economia do concelho. O presidente da autarquia, Joaquim Santos, referiu a este propósito que "esta é mais uma das medidas de apoio que o município presta às famílias e ao tecido económico local, perante os constrangimentos decorrentes do estado de emergência em vigor". Haverá, desta forma, uma redução de 20 por cento nas tarifas do consumo de água, saneamento e resíduos sólidos, entre 1 de Abril e 30 de Junho, abrangendo todos os consumidores domésticos e não domésticos.
Medida vai custar cerca de um milhão de euros 

O presidente da Câmara do Seixal acrescentou ainda que "com esta medida, o município abdica de cerca de 1 milhão de euros a favor das famílias, instituições e empresas, pois entendemos que a realidade decorrente da pandemia tem imposto dificuldades acrescidas às famílias e à atividade económica, que viram os seus rendimentos diminuídos".
Recorde-se que, segundo um estudo publicado pela Deco em 2020, "o município do Seixal, cuja água é de excelente qualidade, tem das tarifas mais baixas de água, saneamento e resíduos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto". 
Ainda em relação às medidas de apoio no âmbito da covid-19, foi aprovada a "prorrogação da suspensão da cobrança e a isenção do pagamento de diversas taxas, até ao próximo dia 30 de Junho, para todas as micro e pequenas empresas". 
Foi também aprovada a criação de um regime excecional com vista a isentar os arrendatários do parque habitacional municipal, com quebras de rendimento em virtude da pandemia, dos valores das rendas sociais. 
A medida, conta a Câmara do Seixal em comunicado, "abrange cerca de 1120 famílias que veem a isenção do pagamento das rendas até 30 de Setembro".
O executivo aprovou ainda o "apoio de 48 mil 600 euros ao movimento associativo cultural, que em virtude da pandemia viu a sua atividade ser extremamente reduzida, afetando também a sua estabilidade económica". 
A Câmara do Seixal irá pagar no mais curto prazo estes apoios financeiros para ajudar as instituições culturais do concelho.

Agência de Notícias com Câmara do Seixal 

Comentários