Plataforma digital Barreiro Urbanismo On_Line já disponível

Concelho mantém aposta na simplificação, rapidez e transparência com processo de desmaterialização

Já está disponível a Plataforma digital Barreiro Urbanismo On_Line, na página oficial do município. Uma ferramenta intuitiva de atendimento virtual destinada à "simplificação e agilização de processos urbanísticos, disponível 24 horas por dia, para submissão dos seus pedidos", diz a Câmara do Barreiro em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias. Segundo o vereador Rui Braga, “trata-se da finalização de um processo de desmaterialização, importantíssimo para a cidade do Barreiro. Tem sido efetuado de forma faseada, em várias etapas. Rapidez, simplificação, transparência e maior sustentabilidade ambiental, graças a uma solução informática designada por 'ePaper', que "permite a efetiva substituição do papel, são alguns dos objetivos deste processo de desmaterialização que teve início em Janeiro de 2020", conta o mesmo comunicado. 
Serviços digitais no urbanismo avança no Barreiro

No conforto do seu escritório e à distância de um click, após a realização do seu registo, poderá aceder a informação e submeter documentação relacionada com urbanização e edificação, ocupação de via pública, elevadores, certidões, benefícios fiscais e reabilitação urbana, mobilidade e transportes, entre outros temas que serão sempre acompanhados de um texto de ajuda à medida que passar o cursor nos assuntos pretendidos.  
Esta nova funcionalidade, sublinha a câmara do Barreiro, "permitirá que os pedidos sejam recebidos e tramitados, com maior celeridade por parte de todos os intervenientes". 
Rapidez, simplificação, transparência e maior sustentabilidade ambiental, graças a uma solução informática designada por 'ePaper', que permite a "efetiva substituição do papel, são alguns dos objetivos deste processo de desmaterialização que teve início em Janeiro de 2020, com a receção em formato digital de todos os pedidos enquadrados no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, e respeitantes a Atividades Económicas diversas". 
Há mais de um ano que munícipes, requerentes e projetistas já apresentam processos urbanísticos, apenas numa pen, substituindo resmas de papel, "simplificando e acelerando o que costumava ser um processo moroso, complexo, pouco amigo do ambiente e do investimento na cidade, que não se coaduna com os atuais desafios e oportunidades que o Barreiro quer agarrar", realça a autarquia. 
Esta plataforma digital Barreiro Urbanismo On_Line faz parte da aposta da Câmara Municipal na "modernização administrativa que quer reduzir para poucos minutos a entrada de elementos no sistema", garantido todas as tarefas necessárias para a "entrada, manuseamento, análise, apreciação e cálculos associados aos projetos com segurança total e máximo rigor e simultaneamente permitir que a instrução de um processo possa ocorrer em qualquer parte do globo, sem que o requerente tenha de se deslocar ao Balcão Único". 
Segundo o vereador Rui Braga, “trata-se da finalização de um processo de desmaterialização, importantíssimo para a cidade do Barreiro. Tem sido efetuado de forma faseada, em várias etapas. A que iniciamos hoje é a possibilidade de qualquer empresa submeter um processo urbanístico, de forma cómoda, sem deslocações, graças a um portal online que contém toda a documentação e ajuda necessária”, explicou. 
“Do ponto de vista da autarquia, este passo é crucial, não só na qualidade do serviço prestado aos munícipes, mas também, a nível interno de trabalho por permitir que os processos se tornem mais fáceis e rápidos. É o Barreiro do Século XXI, estamos a acompanhar aquilo que queremos que seja uma realidade em toda a Câmara do Barreiro”, concluiu o autarca. 
Pode aceder neste site à plataforma Barreiro Urbanismo On_Line

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários