Novo centro assegura vacinação em massa em Setúbal

"Estamos a fazer tudo para tentar dar imunidade e salvaguarda da saúde, às pessoas" 

A importância do Centro de Vacinação de Setúbal covid-19, a funcionar desde 1 de Março, no alívio da pressão das unidades de saúde do concelho e no contributo para se atingir a imunidade de grupo foi destacada numa visita realizada na terça-feira.  “Estamos a fazer tudo para tentar dar imunidade e salvaguarda, do ponto da vista da saúde, às pessoas. Estamos a fazer tudo para tentar criar a tal imunidade de grupo no concelho, tão desejada por todos nós”, acentuou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, no final de uma visita ao novo centro de vacinação, a funcionar desde o dia 1 no cais 3 do porto de Setúbal. Para que o equipamento possa funcionar na capacidade máxima, a Câmara de Setúbal lançou duas campanhas de angariação de voluntários.
Centro de vacinação funciona no porto de Setúbal 

Para a autarca, este objetivo pode ser alcançado com o apoio dado pelo novo espaço na batalha contra a covid-19, criado graças “a uma parceria entre a Câmara Municipal, que realizou obras de adaptação, e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra”, que cedeu o edifício.
Maria das Dores Meira deu igualmente conta das características do novo centro de vacinação, o qual permite realizar, em condições de segurança, todos os procedimentos clínicos, dispondo de quinze enfermeiros e de um médico de serviço em permanência.
“É um espaço grande, transmite uma sensação de calma, é arejado e fica perto do nosso rio”, sublinhou.
A localização do Centro de Vacinação de Setúbal covid-19 foi igualmente sustentada pelo vereador da Saúde, Ricardo Oliveira. “Está numa zona central da cidade, com bons acessos de transporte público, com lugares de estacionamento e disponível para uma campanha de vacinação longa contra a covid-19.”
Ricardo Oliveira indicou também que o centro, com “grande capacidade”, evita que a “atividade dos centros de saúde do concelho seja prejudicada”.
Além de elogiar a parceria entre a Câmara Municipal, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e o ACES Arrábida, Maria das Dores Meira referiu que a infraestrutura tem, para já, “capacidade para administrar perto de quatro centenas de vacinas por dia”.
A autarca salientou ainda que, entre a manhã de dia 1 e o final do dia 2, foram vacinadas “cerca de quinhentas pessoas”.

Centro de vacinação alivia pressão nos centros de saúde 
Nos primeiros dias já foram administradas mais de 500 vacinas
O diretor executivo do ACES Arrábida – Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, Luís Pombo, indicou que no primeiro dia, 1 de Março, foram vacinadas “cerca de 150 pessoas com mais de 80 anos”.
No segundo dia  estiveram “agendadas cerca de 240 administrações de vacinas para pessoas com idades entre os 50 e 65 anos com, pelo menos, uma patologia associada”, a que se juntam 70 agentes da autoridade.
O responsável adiantou ainda que nas estruturas residenciais para idosos do concelho foram “inoculadas, no total, 2204 pessoas, entre profissionais e residentes”.
Em termos globais, indicou, “os centros de saúde de Setúbal já vacinaram 1479 utentes, dos quais 945 têm idade superior a 80 anos e 534 têm entre 50 e 65 anos”.
O trabalho desenvolvido no novo Centro de Vacinação de Setúbal covid-19 está a ser assegurado por uma equipa constituída por 15 enfermeiros, em regime de rotatividade, apoiados por 11 estagiários do Curso Profissional de Técnico de Proteção Civil, da Escola Secundária D. Manuel Martins, na receção aos utentes e apoio no preenchimento dos questionários pré-vacinação.
A visita realizada na manhã desta terça-feira contou ainda, além do executivo municipal, com as presenças do coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, José Luís Bucho, e de elementos da administração da APSS, concretamente José Garrido Castel-Branco e Ricardo Medeiros dos Santos.
As intervenções de adaptação no centro de vacinação, a cargo da Câmara Municipal, incluíram a instalação de uma estrutura modular que divide o espaço em 10 blocos para que dez enfermeiros possam trabalhar em simultâneo.
A decoração e o apetrechamento com mobiliário, assim como a colocação de um frigorífico para armazenamento das vacinas e a elaboração do plano de segurança das instalações ficaram também a cargo do município.

Procura-se voluntários para o centro de vacinação 
Centro preparado para vacinação em massa
Foi criado um circuito que tem início numa receção à qual se devem dirigir os utentes na data e no horário indicados após agendamento realizado pelo ACES Arrábida. É nesta área que efetuam o registo, respondem a um questionário para preenchimento de ficha individual e assinam o termo de consentimento.
As pessoas são depois encaminhadas para blocos onde é feita a administração da vacina, após a qual aguardam trinta minutos em observação numa sala de espera para precaver eventuais reações alérgicas.
Para que o equipamento possa funcionar na capacidade máxima, a Câmara Municipal lançou duas campanhas de angariação de voluntários.
Uma dirige-se a médicos e enfermeiros reformados, para colaborarem na área de administração das vacinas, e a outra a jovens de áreas ligadas à saúde e proteção civil, para apoiarem no acompanhamento dos utentes em todo o processo, desde o preenchimento do questionário até ao momento do recobro após a inoculação.
O Ministério da Saúde criou uma página online, na qual, mediante o preenchimento de um formulário simples, os utentes podem verificar se constam da lista de vacinação deste período do plano.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários