Município Amigo do Desporto distingue Setúbal

Cidade é uma referência no desporto e atividade física

Setúbal recebeu no dia 2 de Março, pelo quinto ano consecutivo, a distinção “Município Amigo do Desporto”, galardão entregue pela associação Cidade Social, que reconhece as boas práticas na intervenção nas áreas do desporto e da atividade física. “É com grande orgulho que recebemos este reconhecimento público pelo trabalho realizado pelo município e pela aposta no desporto como pilar estratégico de desenvolvimento da cidade”, sublinhou o vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Pina, na cerimónia de entrega da distinção, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Setúbal volta a ser distinguida por mérito desportivo

O autarca frisou que a iniciativa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 foi uma “alavanca fundamental” e que hoje “é bem visível e reconhecido por todos que a prática desportiva está bem impregnada no concelho”.
Nesse ano, Setúbal fez parte, juntamente com outros 25 concelhos portugueses, do primeiro lote de municípios amigos do desporto, iniciativa desenvolvida pela Cidade Social em parceria com a + Associação Portuguesa de Gestão de Desporto para o reconhecimento de boas práticas desenvolvidas nesta área.
“Setúbal é uma referência no desporto e atividade física. A bandeira e o diploma que entregamos hoje atestam a atitude do município de melhoria contínua ao longo dos últimos cinco anos”, destacou o responsável pela Cidade Social, Pedro Mortágua Soares.
Além do reconhecimento público, o programa dinamizado pela Cidade Social, que em 2020 distinguiu 126 municípios, assume-se também como uma rede de partilha de boas práticas e de projetos e ações implementados em cada concelho, para que “cada autarquia fique a conhecer o que as outras estão a fazer e retire ideias para adaptar no seu território”.
A integração no programa “município Amigo do Desporto” proporciona, igualmente, o acesso gratuito a formação creditada para treinadores de desporto, técnicos de exercício físico e para colaboradores municipais, bem como a realização de auditorias que resultam na elaboração de um relatório com a identificação de oportunidades de melhoria.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários