Estratégia reforça prevenção de catástrofes em Setúbal

Plataforma para tornar cidade mais segura contra eventos climáticos extremos

A plataforma local para a redução do risco de catástrofes de Setúbal, promovida pelo município para reforço da estratégia de redução de catástrofes, já com uma dezena de instituições e empresas aderentes, está aberta à participação de mais interessados. A autarquia tem vindo a convidar várias entidades do tecido empresarial, social e educativo da região a colaborarem ativamente neste projeto e, após a adesão, em Novembro de 2020, de oito entidades, recentemente juntaram-se duas empresas. A plataforma deve ficar formalmente constituída até Outubro. 
Catástrofes naturais são cada vez mais frequentes 

Câmara Municipal, Infraestruturas de Portugal, GNR, Capitania do Porto de Setúbal, delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Hospitalar de Setúbal, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal, Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, Jerónimo Martins – Pingo Doce e Ascenza Agro compõem, atualmente, a plataforma.
"Tendo em conta que a estreita cooperação entre empresas, instituições e agentes de proteção civil é essencial para alcançar a melhor preparação para enfrentar os riscos de catástrofe, a autarquia continua a lançar o desafio para que outras instituições da sociedade civil possam colaborar neste projeto", explica a Câmara de Setúbal em comunicado. 
A criação da plataforma local para a redução do risco de catástrofe surge no âmbito de uma recomendação das Nações Unidas aos governantes locais para "reforçarem as estratégias de redução de catástrofes, em linha com os objetivos da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva". 
A plataforma, sublinha a autarquia, "constitui-se como um espaço de trocas e aumento das sinergias locais, oferecendo um valor acrescentado para a prevenção e mitigação do risco de catástrofes e de eventos climáticos extremos, bem como de adaptação, resposta e recuperação aos mesmos". 
A plataforma local para a redução do risco de catástrofes de Setúbal deve ficar formalmente constituída até Outubro. Até lá, sublinha a autarquia, "decorre a conceção do regulamento desta estrutura, com audição e consulta das partes interessadas, o qual é posteriormente submetido à aprovação do município". 
Segue-se a tomada de posse dos membros que constituem a plataforma e a elaboração do Plano de Ação para Implementação da Estratégia de Resiliência de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários