Almada agradeceu a apoio de médica e enfermeiras francesas

Garcia de Orta faz balanço positivo da cooperação com equipa clínica francesa

O Hospital de Almada faz um balanço positivo da colaboração com a equipa clínica francesa que, entre 15 e 26 de Fevereiro, reforçou o Serviço de Medicina Intensiva com quatro elementos. “Estas colaborações são sempre bem-vindas pois representam um apoio para as nossas equipas, o que se traduz em benefício para os nossos utentes”, afirma em comunicado Luís Amaro, presidente do Conselho de Administração do hospital Garcia de Orta, sublinhando “a excelência do trabalho, dedicação e grande esforço que ao longo dos últimos meses, e sob uma enorme pressão assistencial, as equipas de profissionais do Garcia de Orta tem realizado para conseguir dar resposta aos utentes”.
Equipa francesa ajudou médicos em Almada 

“Uma vez mais a boa receção que as nossas equipas proporcionaram às colegas vindas de França. O esforço e empenho das equipas do hospital Garcia de Orta é de louvar. Especialmente no período que temos vivido, de grande pressão e procura de cuidados, é graças aos seus profissionais que o maior hospital do distrito de Setúbal tem conseguido dar resposta aos doentes que o procuram”, diz o responsável.
Também na opinião do diretor do Serviço de Medicina Intensiva, Antero Vale Fernandes, “esta cooperação internacional foi profícua, na medida em que permitiu a partilha de experiências profissionais, nomeadamente no que se refere as necessidades e abordagens aos doentes críticos, em cuidados intensivos”.
A equipa francesa, constituída por uma medica e três enfermeiras, agradeceu o acolhimento por parte dos profissionais do hospital Garcia de Orta, ressalvando que: “Integramo-nos muito bem nas várias unidades de terapia intensiva, pois a equipa foi muito atenciosa e paciente connosco e esperamos tê-los apoiado”, concluindo que “foi uma grande experiência humana.”
Durante o seu período em Almada a equipa clínica francesa teve igualmente oportunidade de conhecer algumas das estruturas locais que se articulam com o hospital Garcia de Orta no combate à covid-19, nos concelhos de Almada e do Seixal.

Comentários