Alcochete mantém apoios extraordinários às associações

Autarquia aprova apoio a associações locais durante a pandemia 

A Câmara de Alcochete aprovou a continuidade do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Movimento Associativo durante o ano de 2021, com efeitos retroativos a 1 de Janeiro último. O  programa contempla a "atribuição de apoio financeiro para garantir o regular funcionamento das associações e apoio financeiro ou logístico a atividades pontuais no âmbito do desporto e da cultura, sendo que o limite do apoio financeiro será analisado de acordo com os comprovativos das respetivas despesas/orçamentos de cada associação", disse a autarquia em comunicado. 
Movimento Associativo com mais apoios

A proposta presente à reunião do executivo, salienta que “a câmara municipal de Alcochete ao longo dos últimos anos tem apoiado, de forma inequívoca, o movimento associativo e mantido uma estreita relação de incentivo e confiança através da celebração de contratos-programa” e que “no ano passado, assim como no presente ano, não é possível estabelecer estes contratos, em virtude de não estarem reunidas as condições previstas no Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo”.
“A exemplo de que aconteceu no ano transato, e considerando que o ciclo pandémico vai manter-se ativo durante mais tempo, julgo que é imperioso criarmos as condições necessárias para a subsistência do movimento associativo do concelho e penso que esta proposta reflete isso mesmo” referiu o presidente da câmara municipal de Alcochete, Fernando Pinto.
“Não se vislumbra quando iremos voltar áquilo que éramos há dois anos atrás, quando todas as associações tinham o seu plano de atividade dirigido para o exterior e com atividades que abrangiam muitas pessoas, o que para já está fora de questão”, disse a vereadora com o pelouro do Movimento Associativo. 
“O que não está fora de questão é as despesas que as associações têm todos os meses e sem formas de subsistir”, acrescentou Fátima Soares, sublinhando que “o que queremos ser é um balão de oxigénio para as associações que se veem a braços com esta situação pandémica”.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários