Seixal instalou centros de vacinação na Amora, Arrentela e Quinta da Marialva

Aguarda-se a chegada das vacinas para que o processo arranque

Tem sido uma batalha dura na luta contra o vírus, mas já se sente alguma esperança no futuro por causa da vacinas. A Câmara do Seixal instalou três centros municipais de vacinação contra a covid-19, com capacidade para ter a trabalhar em permanência um médico e sete enfermeiros em cada centro. Apesar de estes espaços já estarem prontos, aguarda-se a chegada das vacinas para que o processo arranque finalmente. Os centros de vacinação estão instalados na Arrentela, Quinta da Marialva e na Amora. "Este é mais um investimento a juntar aos 3,5 milhões de euros que a autarquia já despendeu no combate à pandemia", conta o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos.  
Centros estão prontos para arranque das vacinas 

A Câmara do Seixal, em parceria com as Juntas de Freguesia, vai colocar 35 trabalhadores (no total dos três espaços) em permanência para apoio a estes espaços. Cada centro vai vacinar os munícipes prioritários desta fase, o que inclui as pessoas com mais de 80 anos ou com mais de 50 com insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória. "Os utentes a vacinar serão previamente contactados pelos respetivos centros de saúde", explica.
Estes espaços foram organizados numa parceria entre o município e as juntas de freguesia. A vacinação vai, então, decorrer no Pavilhão Multiusos da Quinta da Marialva, que irá receber os cerca de 50 mil habitantes de Corroios, e no Pavilhão Desportivo Escolar Paulo da Gama, para os munícipes de Amora. Já para as 70 mil pessoas da área da União das Freguesias do Seixal, Arrentela, Aldeia de Paio Pires e ainda de Fernão Ferro, decorrerá no Pavilhão Desportivo do Portugal Cultura e Creio, na Arrentela. 
Espera-se que em cada um destes centros sejam vacinadas 200 pessoas por dia, ao longo de três semanas. 
Recorde-se que no final de Janeiro, no concelho do Seixal, começou a primeira fase do Plano de Vacinação Contra a covid-19, com as primeiras vacinas a serem destinadas a profissionais e utentes das estruturas residenciais para idosos.
“Este é mais um investimento a juntar aos 3,5 milhões de euros que a autarquia já despendeu no combate à pandemia. Esperamos que este processo decorra com tranquilidade e em segurança e que em breve possamos todos ser vacinados e voltar à normalidade”, sublinhou Joaquim Santos, o presidente da Câmara do Seixal, numa visita a estes centros de vacinação.


Comentários