Almada cria Equipa de Sapadores Florestais

"Assumir um papel fundamental na prevenção de incêndios rurais, vigilância e primeira intervenção

A Câmara de Almada, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai passar a ter uma Equipa de Sapadores Florestais, cuja apresentação está agendada para sexta-feira, numa iniciativa que contará com a presença da presidente Inês de Medeiros, e da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar. Objetivo do projeto é "assumir um papel fundamental na prevenção de incêndios rurais, vigilância e primeira intervenção, com destaque para as principais áreas florestais do concelho", explicou a câmara de Almada em comunicado. 
Autarquia vai criar bombeiros sapadores florestais 

Ao constituir esta Equipa de Sapadores Florestais, a autarquia “pretende assumir um papel fundamental na prevenção de incêndios rurais, vigilância e primeira intervenção, com destaque para as principais áreas florestais do concelho de Almada, nomeadamente terrenos do património municipal e a área da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica”, sublinha o município em comunicado. 
A Equipa de Sapadores Florestais é constituída por “trabalhadores especializados, com perfil e formação específica adequados ao exercício de atividades de silvicultura preventiva e defesa da floresta e que terão como principais funções a manutenção e proteção de povoamentos florestais e a sensibilização das populações em matéria de proteção florestal, nomeadamente no âmbito do uso do fogo e da limpeza das florestas”.
Contará ainda com o apoio de "duas viaturas, uma todo o terreno, equipada com uma unidade hidráulica para supressão de incêndios e uma mini giratória, equipada com destroçadores para limpeza de matos". conclui a nota da Câmara de Almada. 

Agência de Notícias com Câmara de Almada 

Comentários