Surto em lar do concelho de Santiago do Cacém com 38 casos ativos e um óbito

"Situação é complexa e delicada pelo que está a merecer a máxima atenção das autoridades" 

Um surto de covid-19 no Lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, com um total de 38 infetados, provocou a morte de um idoso, foi nesta quinta-feira revelado. Fonte da Autoridade Local de Saúde explicou que o utente, com mais de 90 anos, foi internado no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, no passado sábado, e acabou por falecer no dia seguinte, "devido ao agravamento do estado de saúde". Segundo a autarquia, "a situação é complexa e delicada, pelo que está a merecer a máxima atenção e dedicação de todas as entidades, principalmente da Autoridade Local de Saúde de Santiago do Cacém e da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano". 
Mais um surto em lares do distrito de Setúbal

"Este idoso, que tinha testado negativo, foi vacinado [contra a covid-19] na passada sexta-feira. No sábado, desenvolveu sintomas" do vírus que provoca a covid-19, "foi hospitalizado e, no domingo, acabou por falecer", adiantou a mesma fonte.
Num comunicado conjunto, a Câmara de Santiago do Cacém, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e a Casa do Povo de Alvalade referiram que funcionários e utentes "não carecem, nesta altura, de cuidados hospitalares".
"Esta situação é complexa e delicada, pelo que está a merecer a máxima atenção e dedicação de todas as entidades, principalmente da Autoridade Local de Saúde de Santiago do Cacém e da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano", destacaram.
No total, na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de Alvalade, que tem 52 utentes, foram infetadas 38 pessoas, nomeadamente 28 utentes - incluindo o idoso que faleceu - e 10 funcionários.
O primeiro caso, o de um funcionário infetado, foi detetado no final de Dezembro e, entretanto, já está recuperado.
A Autoridade Local de Saúde está a acompanhar "a evolução epidemiológica e o estado de saúde de todos os infetados", tendo a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano disponibilizado "um médico da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Santiago do Cacém que acompanhará 'in loco' a situação clínica e a evolução de sintomatologia nos utentes e profissionais com a equipa médica do Serviço de Medicina Interna do Hospital do Litoral Alentejano", acrescentaram.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.176.000 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 11.608 pessoas dos 685.383 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Nesta quinta-feira foi o pior dia de sempre da pandemia. Há quase 17 mil infetados e faleceram 303 pessoas vítimas do novo coronavirus.  

Comentários