Seixal vai plantar 480 árvores nas ruas e nos parques públicos

Um concelho mais verde, bonito e saudável

Já era uma tendência nos últimos anos, mas a pandemia veio dar ainda mais forças a este processo verde do concelho do concelho do Seixal. Os serviços da autarquia vão plantar cerca de 480 árvores, distribuídas pelas freguesias do concelho. "Para continuar a contribuir para que o concelho do Seixal seja ainda mais verde, representando uma melhoria da qualidade ambiental, a autarquia vai proceder à plantação de 480 de árvores, que serão colocadas em vários espaços: caldeiras, espaços verdes regados e espaços verdes de prado de sequeiro", disse a Câmara Municipal. Com o aumento do teletrabalho, a necessidade de espairecer é maior e são cada vez mais as pessoas que recorrem a parques ou zonas verdes para um passeio higiénico no final do dia.
Autarquia reforça plantação de árvores no concelho

A Câmara do Seixal não quer ficar para trás e vai plantar cerca de 480 árvores, distribuídas pelas freguesias do concelho. A plantação destas árvores vai resultar "numa melhoria da qualidade ambiental, que será distribuída por vários espaços, como as caldeiras e espaços verdes", explica a Câmara. 
As árvores são um excelente "investimento na valorização e qualidade de vida urbana e cumprem um papel fundamental, não só pelo aspeto estético e pela sombra que promovem, mas também pelos vários efeitos positivos que têm no meio urbano", realça a autarquia. 
Em parques e jardins, ruas e praças, são inúmeras as vantagens das árvores para a melhoria da qualidade de vida da população, com destaque para o seu contributo no combate às alterações climáticas, nomeadamente na redução da poluição, através da absorção do dióxido de carbono (CO2) e da libertação de oxigénio (O2). Também têm influência no nível de poluentes do ar, partículas e poeiras, e no controlo suave da temperatura ambiente, diminuindo os efeitos das “ilhas de calor” urbano. 
São responsáveis ainda pela diminuição da poluição sonora nas cidades e, como absorvem a água da chuva e fixam o solo diminuem também o risco de cheias. Além de tudo isto, promovem a biodiversidade nas cidades e reduzem os níveis de stresse das pessoas.
O município do Seixal, reconhecendo a elevada importância das árvores no nosso concelho procedeu ao levantamento, inventário arbóreo municipal e dispõe, atualmente, de "mais de 18 mil exemplares arbóreos distribuídos por arruamentos arborizados, escolas, cemitérios, praças, parques e jardins", sublinha a autarquia. 

Agência de Notícias com Câmara do Seixal 

Comentários