Judo em crescimento no concelho de Palmela

Programa municipal de desenvolvimento do Judo existe há 25 anos 

No âmbito das comemorações dos 25 anos da criação do programa municipal de desenvolvimento do Judo no concelho de Palmela, o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro, o vereador com o pelouro do Desporto, Luís Miguel Calha, e técnicos do programa reuniram-se, no dia 30 de Dezembro,  no Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo, para assinalar o "esforço e contributo para a evolução da modalidade", diz a autarquia em comunicado. O Programa de Desenvolvimento do Judo no concelho de Palmela cumpriu, em 2020, 25 anos de trabalho, com sucesso, onde as "parcerias com a comunidade local - nomeadamente, escolas, clubes, coletividades e os atletas – assumem um lugar determinante e de destaque", sublinha a Câmara de Palmela. 
Judo tem vindo a ter mais praticantes no concelho

No encontro, "foram entregues pólos e casacos aos técnicos envolvidos em iniciativas da modalidade promovidas ou apoiadas pelo município", revelaram os autarcas. 
Do calendário anual da modalidade, destacam-se eventos com organização conjunta da Câmara de Palmela, Associação Distrital de Judo de Setúbal e Federação Portuguesa de Judo que integram o Programa Municipal: Torneios da vila e concelho de Palmela, os Campeonatos Distritais e Nacionais, os Encontros de Núcleos de Judo das Coletividades do Concelho, os Torneios Internacionais Memorial Mestre Joaquim Barata, a Taça Kyioshi Kobayashi, os Campeonatos Regionais de Judo no âmbito do Desporto Escolar, a Taça de Portugal em Judo e as competições dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal.
"Incentivar a criação de secções de Judo nas coletividades e apoiar as existentes, apoiar a prática do Judo nos estabelecimentos de ensino e promover atividades são os objetivos que presidiram à criação deste Programa", sublinha o comunicado do município.  
Segundo a autarquia, o projeto já "permitiu o início da prática da modalidade no concelho, alargando-a a todas as freguesias". Ao longo dos anos, verificou-se, "não só o crescimento qualitativo e quantitativo do número de praticantes, mas também a formação e qualificação de atletas, treinadores, árbitros e oficiais de mesa", aponta a Câmara Municipal. 
Ao longo destes 25 anos, destacam-se a conquista de vários títulos e pódios alcançados em Campeonatos Zonais e Nacionais, bem como a participação e classificações de destaque em provas internacionais, Jogos da Lusofonia, Campeonatos da Europa, Taças da Europa, tanto em representação de clubes como da Seleção Portuguesa de Judo.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários