Hospital de Almada já não tem capacidade de internamento

Garcia de Orta em "pré-catástrofe"? "Ainda temos capacidade de resposta"

A administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada, garantiu, este domingo, que a unidade de saúde não se encontra em "pré-catástrofe", ao contrário do que foi anunciado neste fim de semana. "O Hospital Garcia de Orta não está em pré-catástrofe. Temos uma pressão de procura acentuada, mas estamos a conseguir responder com os meios internos e também com a ajuda da Autoridade Regional de Saúde transferindo alguns doentes para outras regiões", afirmou Luís Amaro, presidente do conselho de administração do Hospital de Almada, em declarações aos jornalistas, após ter sido realizada uma reunião de trabalho com a ministra da saúde, Marta Temido. O hospital de Setúbal já acionou o nível de catástrofe do plano de contingência. Já não tem capacidade de internamento. Os hospitais do Barreiro e Montijo estão também cheios pelo que não é possível fazer qualquer transferência de doentes que estão a ser enviados para os hospitais do Algarve e do Norte. 
Hospitais à beira da rotura neste início de ano 

De acordo com o responsável, para se verificar uma situação de pré-catástrofe, "é preciso que não haja capacidade de resposta", situação que não se verifica na unidade de saúde. "Ainda temos capacidade de resposta. Vamos aguentar até à pandemia acabar", acrescentou.
Contudo, num balanço sobre a situação no hospital, Luís Amaro informou que, neste momento, há 173 utentes com covid-19 internados, sendo que 19 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos. Ou seja, "as camas que foram criadas para receber doentes covid-19 estão todas ocupadas".
Segundo um comunicado do hospital Garcia de Orta, maior unidade de saúde do distrito de Setúbal, mantém-se no nível III do seu Plano de Contingência, com uma "taxa de ocupação de 221 por cento", relativamente à previsão inicial desse mesmo plano, que indicava apenas um total de 66 camas em enfermaria e nove camas de cuidados intensivos para doentes infetados com a covid-19.
Face à "enorme pressão assistencial, decorrente da elevada procura de doentes covid e doentes não covid" nas últimas semanas, "o Hospital Garcia de Orta tem vindo a realizar reafetações sistemáticas de circuitos e espaços para no final deste mês poder expandir a Área Dedicada ao Atendimento de Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência Geral", acrescenta o hospital de Almada. 
Para contornar o cenário, foram transferidos no sábado três doentes e, neste domingo, foram reencaminhados para outras unidades hospitalares mais três pacientes.
"O apelo que fazemos é que para a população de Almada e Seixal, antes de vir diretamente para o Hospital Garcia de Orta, se dirija às Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios de Almada e Seixal, que a partir de agora estão a funcionar até as 20 horas", referiu ainda. 
As Áreas Dedicadas aos Doentes Respiratórios em funcionam no Laranjeiro, no concelho de Almada e na Cruz de Pau, no Seixal. 
Portugal contabilizou mais 10.385 novos casos de contágio por coronavírus e 152 mortes, nas últimas 24 horas. Com a atualização divulgada este domingo pela Direção-Geral da Saúde, o país passa a somar, desde o início da pandemia, com 549.801 infetados e 8.861 vítimas mortais.


Comentários