Seixal investe mais de cinco milhões no centro cultural da Amora

Câmara aprova construção de equipamento cultural e apoia movimento associativo do concelho 

A Câmara do Seixal aprovou esta terça-feira, em reunião do executivo, a abertura do concurso público para a construção do Centro Cultural de Amora, orçado em cinco milhões 789 mil 792 euros e que se estima que fique concluído até 2023. "O edifício será composto por sala de espetáculos para teatro, cinema, dança, música e realização de conferências, espaço de exposições, Centro da Juventude e ainda pelo polo de Amora da Biblioteca Municipal do Seixal", explica a proposta aprovada pela autarquia. Nas palavras do presidente da câmara do Seixal, Joaquim Santos, “este equipamento irá, sem dúvida, beneficiar toda a população de Amora, dada a sua localização geográfica, significando uma grande mais-valia para a cultura no nosso concelho”. Executivo comunista que gere a câmara do Seixal distribuiu milhares de euros para apoio ao movimento associativo e aos clubes do concelho. 
Amora vai ter centro cultural em 2023 

Segundo o autarca, "este será mais um equipamento cultural de elevado nível ao serviço da população, que irá beneficiar de mais uma infraestrutura com excelentes condições que possibilitará a realização de eventos culturais e também proporcionar o apoio aos jovens do concelho". 
Este será, diz ainda Joaquim Santos, "mais um equipamento cultural de elevado nível ao serviço da população, que irá beneficiar de mais uma infraestrutura com excelentes condições que possibilitará a realização de eventos culturais e também proporcionar o apoio aos jovens do concelho”, sublinha o autarca.
A abertura do concurso público para a construção do Centro Cultural de Amora, orçado em cinco milhões 789 mil e 792 euros e que a autarquia do distrito de Setúbal, "estima que fique concluído até 2023" 

Milhares para apoio a intuições do concelho 
A autarquia deliberou ainda a atribuição de uma comparticipação financeira no valor de mais 250 mil euros à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fernão Ferro para apoiar a construção de uma estrutura residencial para idosos, que já totaliza um milhão de euros. Foi também aprovado um contrato-promessa de constituição, em direito de superfície, de um terreno com 3.633,00 metros quadrados a favor da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pinhal de Frades, para dar resposta às valências de centro de dia e apoio domiciliário.
Ainda na área social, foi aprovada uma comparticipação de 139 mil 475 euros à Santa Casa da Misericórdia do Seixal, no âmbito do realojamento do loteamento Quinta de Vale de Chicharos, tendo em conta a colaboração entre esta autarquia, o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e a Santa Casa da Misericórdia, com base no programa Prohabita.
Foi também aprovada a cedência de uma parcela de terreno, em direito de superfície, à Associação Nacional de Pais e Amigos de Rett, com uma área de 5 500 metros quadrados, situado na Quinta da Cabrinha, Aldeia de Paio Pires, onde esta associação irá construir um centro de atividades ocupacionais. Também neste âmbito, foi aprovada a celebração de um contrato-promessa de constituição de direito de superfície de uma área de 2 252 metros quadrados a favor da UniversoAutista - Associação de Jovens e Adultos, para a criação de respostas ao nível do centro de atividades ocupacionais e lar residencial.
O executivo aprovou ainda uma comparticipação financeira no valor de 250 mil euros ao Amora Futebol Clube, para apoiar as obras do centro de treinos do clube, que já totaliza mais de dois milhões de euros.
                                                    PUB
Foi também aprovada uma comparticipação financeira de 15 mil738,36 euros à Sociedade Filarmónica União Arrentelense, assim como a atribuição de 3 388 euros à Sociedade Musical 5 de Outubro e outra de 3 187 euros à Sociedade Filarmónica União Seixalense para apoio aos projetos desenvolvidos pelas referidas coletividades. 
Foi depois aprovada uma comparticipação de 13 mil euros à Associação das Coletividades do Concelho do Seixal para apoio ao desenvolvimento das atividades inerentes à 37.ª Seixalíada 2020. 
Ao Seixal Clube 1925 foi aprovada a atribuição de uma verba de 31 mil 164,51 euros para apoiar as reparações no relvado sintético e a substituição da iluminação do Estádio Municipal do Bravo. 
Por fim, foi aprovada a cedência de uma loja na Rua das Flores, nas Paivas, ao Movimento Democrático das Mulheres Portuguesas, assim como uma comparticipação financeira de 10 mil 358 euros para apoio ao desenvolvimento das atividades dessa associação e a realização de obras de remodelação das instalações.

Agência de Notícias com Câmara do Seixal  

www.adn-agenciadenoticias.com


Comentários