Regularização da Ribeira da Salgueirinha avança a bom ritmo em Pinhal Novo

Obras da 'vala da Salgueirinha' concluídas no fim da próxima  Primavera

A obra de Regularização da Ribeira da Salgueirinha, em Pinhal Novo, prossegue a "bom ritmo", diz a Câmara de Palmela à ADN-Agência de Notícias. A intervenção decorre, neste momento, na rua Pinhal da Salgueirinha, onde está a ser criado mais "um dos 11 atravessamentos hidráulicos previstos", sublinha a autarquia. Os troços intervencionados até ao momento em diversos pontos da vila já permitiram "minimizar os efeitos das últimas intempéries", conta fonte do município. A obra, reivindicada há mais de três décadas pela população, tem conclusão prevista para o final do primeiro semestre do próximo ano. Depois de finalizada, é intenção do município enquadrar a Ribeira com um parque verde urbano, para melhor fruição desta importante linha de água.
Obra decorre na rua do Pinhal da Salgueirinha 


A empreitada, lembre-se, abrange uma extensão de cinco quilómetros, entre o Vale do Alecrim e a Barragem da Brejoeira, e representa "um investimento superior a 2,5 milhões de euros", segundo reporta a Câmara de Palmela. 
Os trabalhos são comparticipados em 85 por cento pelo Fundo Ambiental, cabendo o restante ao município de Palmela, que assumiu também a "responsabilidade do desenvolvimento do processo".
Para além da regularização do leito, limpeza e desobstrução, inclui 11 atravessamentos hidráulicos e é, explica a autarquia, "determinante para a qualidade de vida das populações, do ponto de vista da segurança e da qualidade ambiental, pelo seu papel como medida mitigadora dos efeitos das alterações climáticas na região".
Este é um dos dez maiores projetos nacionais que o Fundo Ambiental está a apoiar, neste momento, em matéria de recursos hídricos.
Recorde-se que, a 28 de Outubro, a Secretária Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática e Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Ferreira de Carvalho, visitou os trabalhos em curso, confirmando, no terreno, a dimensão e a complexidade da empreitada.
A Secretária Geral mostrou-se "muito agradada com o andamento dos trabalhos", destacando a "importante relação estabelecida com o município para a concretização deste objetivo".

Câmara quer criar corredor verde junto à Ribeira
Governo e autarcas visitam obras que decorrem no Pinhal Novo 
A pensar já no final da obra, a autarquia já está a trabalhar para criar um futuro corredor verde, junto à Vala da Salgueirinha, como é conhecida pela população de Pinhal Novo, "transformando-o num espaço natural para benefício da população e para melhor fruição desta importante linha de água", conta a autarquia 
Na apresentação da obra, em 2017, o autarca pretendia que “os moradores e a população em geral têm de deixar de olhar para esta linha de água como um obstáculo ou uma fonte de problemas, mas a partir de agora como uma oportunidade única de valorização de um recurso ambientalmente importante”.
Trata-se de um investimento reclamado há vários anos pelos pinhalnovenses e discutido ao longo dos vários mandatos dos executivos de Palmela com os diversos governos que tomaram conta dos destinos do país.
Para trás, em mais de 30 anos de avanços e recuos, ficaram cheiros nauseabundos, desvios de trânsito, estradas submersas, inundações em quintais, campos e até em habitações. A obra deverá estar, segundo a autarquia, concluída até Junho de 2021.
Depois de finalizada, é intenção do município enquadrar a Ribeira com um parque verde urbano, para melhor fruição desta importante linha de água.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários