Pinhal Novo vai receber um musical especial de Natal para crianças

Concelho de Palmela em "modo de Natal" até à noite de reis 

Não há nada como um bom espetáculo de Natal para nos deixar no espírito certo desta quadra especial. Para incentivar a "magia do Natal", o Auditório Municipal de Pinhal Novo recebe no próximo sábado, às 16 horas, o musical “O Natal no Convento da Arrábida”. Trata-se de uma peça de teatro infantil que, como o nome indica, mostra os preparativos para o Natal no Convento da Arrábida. Tudo parece correr dentro do planeado, até que surge uma visita inesperada. Esta é a forma de consciencializar as crianças para o Património Material e Imaterial da Arrábida. Até 6 de Janeiro, a Câmara Municipal e vários parceiros locais "proporcionam às famílias um programa diversificado para celebrar esta quadra, este ano de forma diferente, mas com uma mensagem de esperança", conta a autarquia. A iniciativa, sublinha ainda o município, "estende-se a todas as freguesias, com sugestões diversas e adaptadas ao contexto de pandemia". 

Com o apoio da Bengala Mágica - Associação de Pais, Amigos e Familiares de Crianças, Jovens e Adultos Cegos e com Baixa Visão, a gravação desta peça será depois partilhada com as escolas e IPSS do concelho, numa versão acessível com língua gestual e audiodescrição.
A entrada no espetáculo é gratuita, sendo apenas necessário fazer a reserva dos lugares [através do número de telefone 212 336 638 ou do email bibliotecas@cm-palmela.pt], devido à limitação do espaço.
Este musical faz ainda parte da programação “Viva o Natal no Município de Palmela”, pensada pela autarquia para animar os miúdos nesta época e que dura até à noite de reis. 
Apesar deste ser um Natal "diferente", a Câmara de Palmela e vários parceiros locais "proporcionam às famílias um programa diversificado para celebrar esta quadra, este ano de forma diferente, mas com uma mensagem de esperança", disse a autarquia em comunicado.
A iniciativa, sublinha ainda o município, "estende-se a todas as freguesias, com sugestões diversas e adaptadas ao contexto de pandemia, para que a população e os visitantes possam desfrutar, em segurança, desta oferta cultural e de lazer".
O presépio etnográfico, patente até 6 de Janeiro, continua a ser um dos grandes atrativos do programa. Resultado da recolha de "testemunhos e da partilha de recordações ao longo da última década, que permanecem vivas na memória da comunidade, dá a conhecer os ofícios e as pessoas que habitaram o Centro Histórico de Palmela", lembra a Câmara Municipal.
A Maria Galega, a Caramela, o Pouca Roupa, o Caga-lume ou o Hipólito são algumas das figuras que o presépio vai retratar. No sábado, há "também Passeios de charrete pela vila de Palmela", diz a autarquia.
O programa integra ainda "várias oficinas e ateliês para os mais novos e espetáculos de música e teatro, maioritariamente, dirigidos às crianças e famílias", refere a nota do município.
"Não perca também os mercados temáticos, onde pode encontrar os melhores produtos locais para a mesa de Natal ou os presentes ideais para a família e amigos", lembra a Câmara. Os mercados realizam-se sobretudo em Pamela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo.
No âmbito do “Palmela Experiências com Sabor”, os restaurantes do concelho prometem ainda as melhores propostas gastronómicas natalícias. A 6 de Janeiro, a fechar o programa, "mantém-se a tradição de Cantar as Janeiras", pelo centro histórico de Palmela... se a pandemia deixar.

Comentários