Pasteleiros partilham segredos dos melhores doces de Setúbal

Redes sociais revelam doces à Mesa até 23 de Dezembro para um Natal em casa 

Pasteleiros setubalenses mostram ao público formas de confecionar a doçaria tradicional de Natal e outras criações, em Doces à Mesa, uma nova iniciativa da Câmara de Setúbal de estímulo da economia local. "Durante estas semanas que antecedem o Natal, produtores locais dão a conhecer as receitas dos doces típicos da gastronomia portuguesa e regional em sete vídeos que exemplificam, passo a passo, os modos de preparação", diz a Câmara de Setúbal em comunicado. Tronco de Natal, bolo-rei vegan, azevias, esses e amores de Azeitão, coscorões, bolo inglês e lampreia de ovos são as sete iguarias a cuja confeção é possível assistir nas redes sociais e páginas de internet da Câmara de Setúbal.
Doces de Natal em destaque até 23 de Dezembro

"Este projeto, desenvolvido com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, disponibiliza os vídeos nos dias 2, 4, 9, 11, 16 e 23 de Dezembro, de forma a que os interessados possam ir aprendendo receitas para as fazer em casa", sublinha o comunicado. 
Francisca Fráguas e Paula Carvalho, da Cegas Tradições, apresentam um Tronco de Natal feito com base numa torta de laranja e alfarroba, enquanto das mãos de Silvina Moreira, da Doce da Bina, vencedora dos prémios Great Taste Producer e Great Taste 2020, sai um doce típico regional, os Esses de Azeitão.
Com o chef Domingos Cruz é possível aprender como se elaboram os típicos coscorões, azevias e lampreia de ovos. Já a Pastelaria Regional O Cego, representada por José Pinto, ensina como se confecionam os Amores de Azeitão, receita regional e divertida para se fazer em família.
Para os intolerantes ao glúten e para quem prefere um estilo de vida vegan, Ana Silveira, da Cake Boutique, propõe uma Trança de Natal como alternativa ao bolo-rei. A Pastelaria Capri, representada pelo chef Afonso Macedo, prepara um Bolo Inglês.
A iniciativa Doces à Mesa reforça a estratégia que o município tem vindo a "desenvolver de apoio o comércio local, com o objetivo de divulgar os sabores e as tradições da pastelaria nacional e regional e, em simultâneo, estimular o setor e promover o concelho enquanto destino turístico gastronómico de excelência". 
O projeto, integrado no programa Setúbal Christmas Fest, comemorativo do Natal, destaca em 2021 outros doces, dos tradicionais às mais recentes inovações.
"Consulte aqui a lista dos estabelecimentos onde pode encomendar doces de Natal (listagem em atualização)", conclui o comunicado do município setubalense. 

Comentários