Palmela é o 13.º município com maior independência financeira

Redução de impostos e tarifas, apoios sociais às famílias e renovação urbana controlam contas 

O município de Palmela é o 13.º município nacional com maior independência financeira e ocupa o 16.º lugar do ranking global dos municípios de média dimensão, no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2019. A nível distrital, Palmela "ocupa a quarta posição e faz parte, também, da lista dos 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira do ano passado", disse a autarquia esta quinta-feira, em comunicado. Montijo, Almada e Grândola "ocupam o pódio", dos concelhos com maior rigor das contas do distrito de Setúbal. 
Palmela com mais rigor das contas municipais

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é um documento da responsabilidade da Ordem dos Contabilistas Certificados, que faz uma análise detalhada da saúde financeira dos 308 municípios portugueses, nas suas diversas componentes.
Esta análise comprovou, explica a Câmara de Palmela em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias, "uma vez mais, a gestão criteriosa do município, que tem trilhado um caminho de redução continuada de impostos e tarifas, de aprofundamento de apoios sociais às famílias e de criação de incentivos à regeneração urbana, ao arrendamento jovem ou ao investimento no concelho".
Paralelamente, mantém "uma trajetória de forte concretização de obras e projetos e o seu compromisso com as Funções Sociais, naquele que é o território mais extenso da Área Metropolitana de Lisboa, sem comprometer os pagamentos a fornecedores ou a sua capacidade de endividamento", conclui a autarquia comunista. 
Montijo, Almada, Grândola, Palmela e Alcácer do Sal apresentam, segundo este estudo, foram os concelhos com melhor independência financeira do distrito de Setúbal.   listas dos concelhos de grande, média e pequena dimensão, respetivamente.
“Só 75 municípios se poderão considerar com um nível satisfatório de eficácia e eficiência financeira- 
No Anuário, a pontuação máxima foi obtida pelo Porto, com 1.744 pontos em 1.900 possíveis, seguido de Lagoa (1.681), no Algarve, e Arronches (1.635), no distrito de Portalegre, municípios que lideram com base nos indicadores selecionados por este Anuário – ao obterem uma pontuação total superior ou igual a 50 por cento da pontuação global”, é destacado no estudo, da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Segundo o estudo, 49 dos 75 municípios com nível global satisfatório obtiveram uma pontuação entre 50 e 70 da pontuação máxima possível.
Para chegarem a este ranking, os autores tiveram em consideração as prestações municipais em 10 indicadores: Índice Liquidez, Razão entre o Resultado Operacional (deduzido de amortizações e provisões) e os Proveitos Operacionais, Peso Passivo exigível no Ativo, Passivo por habitante, Taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, Taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, Grau de execução do saldo efetivo, Índice de Dívida Total, Índice de Superavit e Impostos diretos por habitante.

Comentários