Edifício do Incrível Almadense vai ser património de interesse municipal

'Mãe' de todas as coletividades do concelho reconhecida pela sua história para a cidade

O edifício do antigo cinema da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense foi reconhecido como Imóvel de Interesse Municipal. A decisão foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira. A classificação é o “reconhecimento da relevância da própria Incrível na história do concelho”, sublinha Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada.  A Sociedade Filarmónica Incrível Almadense é uma instituição cultural e recreativa fundada a 1 de Outubro de 1848, no Pátio do Prior do Crato, em Almada, tendo como objetivo central a criação de uma banda filarmónica e depois um teatro e cinema, um dos primeiros na cidade. 
Autarquia aprova relevância do edifício para a cidade

“O inquestionável valor deste imóvel ocorre não só pela sua arquitetura, mas pelo que representa na memória coletiva de todos os almadenses”, contou a presidente da Câmara Municipal, Inês de Medeiros, numa mensagem publicada na sua página do Facebook.
“Esta efetiva classificação como imóvel de interesse municipal é também o reconhecimento da relevância da própria Incrível na história do nosso concelho e expressão do carinho que une todos os almadenses à 'mãe' de todas as nossas coletividades centenária assim como da importância da sua ação social, política e cultural”, sublinhou a autarca.
Situado na rua Capitão Leitão, em Almada Velha, o edifício onde funcionava o antigo cinema é propriedade da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense e encontra-se alugada à associação cultural Alma Danada, que organiza regularmente espetáculos musicais no espaço.
Ao longa da sua história, a instituição teve importante intervenção social e política, permitiu a reunião, o convívio, a discussão de ideias. Sendo uma instituição centenária, a Incrível mantém uma importante oferta cultural, recreativa e desportiva.
No passado mês de Agosto, também os edifícios da Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense (cineteatro e cinema) tinham sido reconhecidos com a classificação de Imóveis de Interesse Municipal. 

Comentários