Distrital de Setúbal do CDS-PP "volta a defender" aeroporto do Montijo

"Uma janela de oportunidades para o concelho de Montijo e todos os concelhos vizinhos"

A direção distrital do CDS-PP junta-se aos centristas do Montijo na defesa da opção Base Aérea nº 6 como a melhor solução como aeroporto complementar para a Portela e que põe fim a mais de meio século de escolhas e avanços e recuos de novas localizações. Recorde-se que o Parlamento impôs uma  avaliação ambiental estratégica para novo aeroporto, a votação de Novembro foi uma iniciativa do PAN e do Partido Ecologista Os Verdes, que o partido liderado por Francisco José dos Santos, apoiou e votou a favor de se avançar para novos estudos para escolher a localização do novo aeroporto.  Agora segundo a distrital sadina do CDS-PP, esta possibilidade “abre uma janela de oportunidades para o concelho de Montijo e todos os concelhos vizinhos”.
 Centristas preferem opção Montijo 

Em comunicado, o CDS-PP considera que a saturação da infraestrutura em Lisboa “levanta preocupações ao nível da segurança no atual aeroporto” e como tal é urgente chegar a uma conclusão sobre a nova localização até porque o adiamento por um ano “tem um impacto estimado em 600 milhões de euros de perda de receitas, só no setor do turismo”.
No entanto, defendem também que a opção Alcochete não é a mais viável face aos custos de construção de uma nova infraestrutura. Pelas contas dos centristas, a opção Alcochete teria um custo de 7,1 mil milhões de euros “considerando 4,4 mil milhões referentes à infraestrutura aeroportuária e 2,7 mil milhões para as acessibilidades ao novo aeroporto”, ao passo que a solução Montijo, ou seja Portela+1, teria “um custo estimado de 592,5 milhões de euros – 559 milhões de euros para a infraestrutura aeroportuária e 32,5 milhões de euros para o acesso rodoviário”.
Segundo os centristas “a adaptação do aeroporto militar para aeroporto civil (na solução Portela + 1), em conjunto com uma correta estratégia de desenvolvimento do distrito de Setúbal, abre uma janela de oportunidades para o Concelho de Montijo e todos os concelhos vizinhos” e por isso defendem a sua rápida implementação.

CDS-PP votou ao lado do PAN e d' Os Verdes para estudar todas as localizações 
 Localização do novo aeroporto ainda sem destino
O Governo vai mesmo ter de avançar com a realização de uma avaliação ambiental estratégica antes de decidir a nova solução aeroportuária para Lisboa.
A proposta apresentada pelo PAN e pelo Partido Ecologista os Verdes, no final do mês de Novembro, prevê apenas que seja feita a comparação das várias propostas, para além do aeroporto complementar no Montijo em paralelo com o reforço do Humberto Delgado, sem revelar quais. Apesar da disponibilidade já manifestada por Pedro Nuno Santo, ministro das Infraestruturas, para repensar esta possibilidade - mantendo contudo o apoio ao projeto negociado com a ANA para o Montijo - o PS votou contra as propostas que apresentam a avaliação ambiental estratégica que foram aprovadas pelos outros partidos, incluindo o CDS-PP. 
A solução do Montijo foi apresentada pelo Governo como definitiva depois de um acordo com a concessionária ANA que apresentou esta proposta ainda ao Executivo de Passos Coelho para responder ao crescimento da procura, acima do previsto, do aeroporto de Lisboa.
O estudo deverá estudar algumas alternativas no Montijo, Campo de Tiro de Alcochete [na freguesia ribatejana de Samora Correia e de Canha, no Montijo],  Rio Frio [na freguesia de Pinhal Novo] e ainda localizações na margem-norte do Tejo e até do Aeroporto de Beja.  


Comentários