Cultura movimenta Migrações em Setúbal

Movimento Zebra chega à cidade a 18 de Dezembro e revela as migrações 

A exibição de um documentário sobre o Movimento Zebra, projeto inédito de formação teatral do Teatro O Bando, e uma conversa com a equipa técnica e o elenco do filme assinalam, em Setúbal, o Dia Internacional das Migrações, a 18 Dezembro. O documentário “Movimento Zebra – História de uma Ocupação”, para maiores de 3 anos, realizado por Raquel Belchior e Juliana Pinheiro, é projetado no Cinema Charlot – Auditório Municipal. Após a exibição do documentário, decorre uma conversa informal com equipa técnica e elenco que, lembre-se, realizou o documentário nos bairros da cidade. 
Movimento Zebra mostra as migrações da cidade 

O Movimento Zebra começou a ser imaginado nas ruas de Setúbal. “Levámos cartazes traduzidos em várias línguas, parámos o trânsito, fomos aos bairros. Falámos com as pessoas dos mais variados contextos sociais, idades e nacionalidades, e convidámo-las a fazer do teatro um pretexto para se juntarem”, referem as realizadoras do Teatro O Bando
“Depois de um processo de formação de nove meses, ocupámos uma antiga gráfica onde procurámos a voz e o gesto de cada um, a sua revolução pessoal”, diz ainda os autores do documentário. 
O filme, com a duração de vinte minutos, a exibir a partir das 20h30, testemunha precisamente a ocupação teatral do movimento nas instalações de A Gráfica – Centro de Criação Artística em tempos de pandemia.
Após a exibição do documentário, decorre uma conversa informal com equipa técnica e elenco.
O Movimento Zebra integra o “Setúbal, Território Intercultural – Conceção e Implementação do Plano Municipal para a Integração de Migrantes”, promovido pela autarquia e cofinanciado pelo Fundo Asilo, Migração e Integração.
O Dia Internacional das Migrações foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2000 com o objetivo de sensibilizar os governos e as populações para as oportunidades e os desafios da migração, salientando os valores da tolerância, do multiculturalismo e da entreajuda.
A entrada para assistir ao documentário no Cinema Charlot é gratuita, mas sujeita à lotação da sala, tendo em conta as atuais regras em vigor de prevenção e contenção da pandemia de covid-19.
Nesse sentido, é necessária reserva prévia, até dia 16, através da Divisão de Direitos Sociais da Câmara de Setúbal, pelo telefone 265 545 000 ou o endereço de correio eletrónico setubal.territoriointercultural@mun-setubal.pt.

Comentários