Almada promove programa cultural inclusivo

Dia internacional das pessoas com deficiência com iniciativas para toda a família até 13 de Dezembro

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a 3 de Dezembro, a Câmara de Almada propõe duas semanas de atividades e iniciativas para todos. A autarquia decidiu, à semelhança de anos anteriores, assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com duas semanas de atividades e iniciativas para toda a família. O programa, que decorrerá em vários espaços do concelho e online, prolonga-se até 13 de Dezembro, com destaque para um ciclo de cinema, horas do conto, oficinas, conferências e o concurso e a exposição "Arte e Criatividade".
Inclusão em discussão em Almada 

Entre as propostas promovidas pela autarquia, destaca-se uma exposição de arte e criatividade, patente de 1 a 13 de Dezembro, no Solar dos Zagallos, em Sobreda. Mas também um ciclo de cinema sobre a deficiência, patente de 2 a 5 de Dezembro, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça. 
Inclui títulos como Especiais, sobre o mundo das crianças e adolescentes autistas, ou Não Te Preocupes, Não Irá Longe a Pé, de Gus Van Sant, com Joaquin Phoenix no papel de um cartunista tetraplégico.
Vai ainda haver uma conferência sobre o desafio da auto-determinação dos e das jovens com autismo, que decorrerá a 5 de Dezembro, das 10h30 às 12 horas, através da plataforma Zoom (o link vai ser disponibilizado dois dias antes na página de Facebook da Inovar Autismo); e oficinas e horas do conto para crianças de 2 a 11 de Dezembro (quarta a sexta-feira entre as 10h30 e as 11h30), na Biblioteca Central de Almada e na Biblioteca Municipal José Saramago, em Feijó.
Para mais informações, pode consultar o programa completo no site da Câmara de Almada ou a agenda interativa do concelho.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade e a população em geral, mas também os decisores políticos e outros responsáveis, para a alteração de comportamentos e de mentalidades, bem como a adoção de medidas que cumpram a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Comentários