Trabalhadores do Alfeite, em Almada, ainda sem receber o subsídio de Natal

Estaleiros navais sem dinheiro para pagar "o Natal" aos 400 trabalhadores

Foi com grande apreensão que os trabalhadores do Arsenal do Alfeite, em Almada, tomaram conhecimento da inexistência de verba para pagamento do subsídio de Natal, tendo já enviado um ofício ao ministro da Defesa. A situação foi apresentada pelo conselho de administração como "crítica" e a expectativa de obter liquidez para o pagamento do subsídio de Natal até à data limite legal de 15 de Dezembro, não descansa os trabalhadores, que veem a atual situação como uma "séria ameaça" ao pagamento atempado das próximas retribuições mensais. O BE já questionou o Governo sobre que motivos justificam a falta de pagamento do subsídio de Natal e quando é que o executivo pretende "efetuar o pagamento destes montantes". O PCP exige que a tutela em articulação com a administração encontre "uma solução de financiamento a curto e médio prazo que impeça que situações como esta voltem a acontecer". O ministro da Defesa Nacional remeteu para a administração dos estaleiros navais do Arsenal do Alfeite a resolução da falta de verbas para pagar os subsídios de Natal aos mais de 400 trabalhadores. 
Artesanal do Alfeite com muitos problemas financeiros  

É a primeira vez na longa história do estaleiro que o subsídio de Natal não é pago juntamente com a retribuição de Novembro.
Num comunicado conjunto da comissão de trabalhadores do Alfeite e do Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos Fabris das Forças Armadas, o pagamento do subsídio de Natal até à data limite legal também "não eliminará eventuais prejuízos pessoais" para quem legitimamente esperava pelo subsídio na data habitual, ou seja este mês. 
As estruturas denunciam que a atual situação financeira do Arsenal do Alfeite "é o espelho de políticas erradas seguidas no passado, de anos e anos de indecisões e hesitações, de falta de investimento e de não admissão de pessoal, como tem sido amplamente denunciado pelos órgãos representativos dos trabalhadores". 
Sendo também, sustentam, uma situação que "contrasta fortemente com as intenções anunciadas pelo Governo para o futuro deste estaleiro no curto prazo, designadamente no que toca a investimento e modernização". 
Os órgãos representativos dos trabalhadores, que já enviaram um ofício ao ministro da Defesa a solicitar que, em articulação com a administração do Alfeite, seja encontrada uma solução "célere e duradoura" para o financiamento do único estaleiro público, alertam que também a Marinha e o País têm interesse na sua viabilidade.

Governo diz que os estaleiros tem problemas estruturais 
Trabalhadores sem subsídio de Natal em Novembro 
Questionado pela Lusa, o ministro da Defesa Nacional remeteu para a administração dos estaleiros navais do Arsenal do Alfeite a resolução da falta de verbas para pagar os subsídios de Natal aos mais de 400 trabalhadores.
"O Alfeite tem um problema (financeiro) estrutural grave há cerca de 10 anos. O Conselho de Administração está a encontrar os meios para, dentro dos prazos legais, pagar o subsídio de Natal. Há uma obrigação legal de pagamento dos salários e subsídios e a administração está a identificar os mecanismos para permitir que isso seja efetuado", disse João Gomes Cravinho em declarações à agência Lusa.
Questionado sobre se podia garantir que os trabalhadores vão receber aquelas remunerações até ao prazo legal de 15 de Dezembro, o responsável governamental afirmou: "eu não sou administrador do Alfeite, mas a administração poderá fazer isso [garantir que os subsídios vão ser pagos aos trabalhadores]".
A administração do Arsenal do Alfeite comunicou, na semana passada, aos trabalhadores que a empresa vive uma situação "crítica" e que falta a verba para o subsídio de Natal, normalmente pago com o salário de novembro, mas garantiu que vai obter liquidez para o pagamento do subsídio de Natal até à data limite legal.

Bloco de Esquerda e PCP exigem mais da tutela 
Partidos querem posição clara do Governo
O caso também preocupa o Bloco de Esquerda que já questionou a tutela. De acordo com uma pergunta enviada ao Ministério da Defesa Nacional, através da Assembleia da República, o Bloco de Esquerda considera que a falta de verbas para pagar os subsídios de Natal aos funcionários é "mais um episódio lamentável da história recente" do Arsenal do Alfeite, que suscita "muitíssima preocupação".
Por isso, o grupo parlamentar do BE interpelou o executivo sobre "que motivos justificam o não-pagamento do subsídio de Natal juntamente coma retribuição do mês de novembro devidos" a estes trabalhadores, e quando "prevê o Governo efetuar o pagamento destes montantes".
Os bloquistas também querem saber que medidas é que o Governo, liderado pelo socialista António Costa, pretende "tomar para garantir que os futuros salários dos trabalhadores" do Arsenal do Alfeite são pagos "em tempo útil".
O Ministério da Defesa também foi interpelado sobre se não considera que as estratégias "políticas e financeiras" encetadas "têm sido insuficientes para devolver o Arsenal do Alfeite aos lugares de destaque mundial relativamente à construção, reparação e manutenção naval".
Para o PCP, a "situação financeira catastrófica em que a empresa se encontra" põe em causa o "pagamento do que é devido aos trabalhadores". 
Situação esta que o PCP considera estar "diretamente ligada com a passagem do Arsenal do Alfeite a Sociedade Anónima o que tem vindo a viabilizar o constante desinvestimento por parte do Estado Central, nomeadamente do Ministério da Defesa Nacional". 
Para os comunistas, "o investimento no Arsenal do Alfeite é uma questão estratégica para o desenvolvimento da marinha portuguesa e para a soberania nacional". 
Por isso, aponta o PCP, "é necessário incluir no Orçamento do Estado para 2021 verbas não só para o reforço do número de trabalhadores e das estruturas como também para a modernização dos equipamentos e do estaleiro de Almada". 
É necessário, sublinha ainda os comunistas, "inverter a atual política de redução de pessoal e é também imprescindível investir na formação dos trabalhadores". 
O PCP exige que o Governo em articulação com a Administração do Arsenal do Alfeite encontre "uma solução de financiamento a curto e médio prazo que impeça que situações como esta voltem a acontecer". 

Agência de Notícias 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários